Destaques Educação Política

Mais de 2 mil Certidões de Nascimento levam cidadania para moradores da RMR e interior

Um total de 2.037 pessoas retirou a 2ª via de Certidão de Nascimento gratuitamente, no mês de junho, em ações itinerantes do Balcão de Direitos, serviço da Secretaria Executiva de Direitos Humanos.

Os atendimentos foram realizados em comunidades do Recife, RMR e interior, nos municípios de Itaíba, Gravatá, Aliança, Nazaré da Mata, Carpina, Feira Nova, Águas Belas, entre outros. Nessas ações também foram disponibilizados registros de casamento e óbito para as pessoas, sem nenhum custo.

De acordo com informações do Balcão, o número de certidão de nascimento é maior porque sem ela a pessoa não pode exercer os seus direitos civis, políticos, econômicos e sociais. Quem não possui a certidão de nascimento não comprova o registro civil, não está apta a obter a documentação básica, e não poderá cadastrar-se em programas sociais, matricular-se em escolas, abrir conta em banco e obter crédito.

A certidão pode ser retirada também  no posto fixo do Balcão, que ainda oferece o Registro Tardio, para quem nunca teve o documento. Além disso, tira 2ª via da Carteira de Identidade. O Balcão de Direitos tem como objetivo principal emitir documentos básicos de identificação pessoal e social para a população em geral ou socialmente vulnerável (Indígena, Quilombolas, Região Rural e Metropolitana e alguns seguimentos específicos, como portadores de deficiência física-mental, idosos, crianças e adolescentes e presos).

Neste início de junho, a equipe já atendeu a comunidade do Vasco da Gama, através do Programa “É Meu Direito”, da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos. E as cidades de Carpina e Águas Belas, pelo “Resgatando Cidadania”, da SDS.

O Balcão de Direitos fica na Rua Benfica, 133. Madalena. E o telefone é o 3182-7654.

Secretaria Executiva de Direitos Humanos

Deixe um comentário