Natália Kelly de Oliveira Santos, da Escola de Aplicação Professor José Chaves de Nazaré da Mata, foi a única selecionada entre os 25 finalistas no projeto Embaixador do Turismo, na Mata Norte do Estado. O resultado foi divulgado na última sexta-feira (29), no site www.embaixadordoturismo.com.br.
Os estudantes cursam o 2º ano do Ensino Médio e foram selecionados em um concurso de produção textual que contou com cerca de 4,7 mil inscritos de escolas públicas estaduais de 25 municípios: Afogados da Ingazeira, Araripina, Arcoverde, Belém do São Francisco, Caruaru, Fernando de Noronha, Itamaracá, Ipojuca, Garanhuns, Gravatá, Nazaré da Mata, Olinda, Paulista, Petrolândia, Petrolina, Recife, Salgadinho, Salgueiro, Santa Cruz do Capibaribe, São Benedito do Sul, São José da Coroa Grande, São José do Egito, Serra Talhada, Taquaritinga do Norte e Triunfo.
Em breve, os estudantes selecionados receberão um comunicado informando data, local e horário em que receberão o seu primeiro prêmio: uma máquina fotográfica. Com ela, os jovens realizarão o trabalho da segunda fase do projeto: o vídeo. Os candidatos terão que escrever um roteiro de vídeo e filmar as mais belas imagens do seu município, sejam elas de pontos turísticos, da comida típica, do artesanato e o que mais a sua cidade tenha de melhor. A elaboração do roteiro e a captação das imagens são uma fase eliminatória do projeto. O não cumprimento desta etapa resulta na desclassificação do candidato.Uma equipe técnica fará a edição dos vídeos para os estudantes. Ao final dessa temporada de trabalho, os filmes serão exibidos em um evento previsto para os dias 24 e 25 de agosto em Olinda, onde os jovens serão reconhecidos como embaixadores do turismo. Durante o encontro, os vencedores participarão de oficina sobre aspectos importantes para o desenvolvimento turístico do estado. Acompanhados dos professores, os vencedores farão um passeio turístico pelos principais pontos de Recife e Olinda.
O projeto Embaixador do Turismo é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Turismo, Empetur e Fundação Assis Chateaubriand, com apoio da Secretaria de Educação. A iniciativa é o braço pedagógico do projeto Revelando Pernambuco e se destina a alunos de 2º ano do ensino médio de escolas públicas estaduais de 25 municípios pernambucanos.