Últimas Notícias

Nazaré da Mata recebe intercâmbio cultural entre maracatu e grupo indígena

O Maracatu de baque solto/rural, Leão Africano da Cidade de Nazaré da Mata, localizada na Mata Norte, e o Grupo Indígena Kapinawá, da Cidade de Buíque, no Sertão pernambucano, trocam várias experiências e suas vivências. Os brincantes estão participando do projeto “Índios e Caboclos: Reencontros”, que tem consultoria antropológica de Caroline Leal. O objetivo é debater sobre a questão racial e cultural no Brasil, além de facilitar o acesso à informação “in loco” sobre a real situação dos povos indígenas em Pernambuco e sua luta pelos seus direitos.

O projeto é formado por duas etapas. Na primeira os brincantes do Maracatu visitaram a Comunidade Indígena. No dia 27 de julho  acontece o segundo momento deste com a vinda dos índios Kapinawá ao Terreiro/Sede do Maracatu Leão Africano, que fica situado no Engenho Lagoa do Ramo, na Zona Rural, de Nazaré da Mata, a partir do meio dia.

Como ferramenta educacional e de registro do intercâmbio, será produzido um catálogo fotográfico, assinado por Mateus Sá, fotógrafo pernambucano com larga experiência documental. O livro será distribuído entre as comunidades e instituições de educação.

 

Deixe um comentário