Destaques

Paixão de Cristo de Nova Jerusalém é principal atração na Semana Santa

Vem aí a Semana Santa e com ela mais uma temporada da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, o tradicional e grandioso espetáculo realizado na monumental cidade-teatro localizada no município do Brejo da Madre de Deus, a 180 km do Recife. Em um intervalo de nove dias, a peça teatral atrai todos os anos cerca de 70 mil pessoas entre adultos e jovens que vão ao agreste pernambucano assistir a cenas emocionantes e de rara beleza, comparadas às superproduções cinematográficas. Este ano, a temporada será realizada de 22 a 30 de março e os ingressos custam de R$ 60,00 a R$ 90,00 divididos em até 12 vezes no cartão de crédito nas compras feita no site oficial (www.novajerusalem.com.br).

A encenação conta a história dos últimos dias de Jesus começando pelo “Sermão da Montanha” e encerrando com a sua morte, ressurreição e ascensão aos céus. A peça, que se desenrola em nove palcos-plateias que são réplicas de palácios, templos e lugarejos da Jerusalém de 2 mil anos atrás, tem a participação de mais de 500 atores e figurantes. Nos papeis principais, a Paixão de Cristo, este ano, traz como artistas convidados os atores globais Marcos Pasquim, interpretando o rei Herodes; Carol Castro, no papel de Madalena e Carlos Casagrande como Pilatos. Eles vão contracenar com  os já consagrados atores pernambucanos José Barbosa, que interpreta Jesus, e Luciana Lyra, que será Maria. A direção artística é de Carlos Reis e Lúcio Lombardi.

Este ano, além a inclusão de novos efeitos especiais, será utilizada na apresentação uma tropa de seis cavalos adestrados da raça “Puro Sangue Lusitano”, vindos de São Paulo, que formarão a cavalariça do Governador Pôncio Pilatos e também participarão da cena do Calvário. Outra novidade será a renovação geral nas 800 peças que compõem os figurinos e adereços.

Para assistir ao espetáculo, o público pode se deslocar de automóvel ou de ônibus de turismo. A estrada que liga a capital pernambucana à cidade-teatro é duplicada em sua quase totalidade. No Recife, as opções de serviço de translado até a Nova Jerusalém são oferecidas em toda a rede hoteleira. Em outros estados, existem agências de turismo como a CVC que oferecem pacotes e também caravanas organizadas de forma independente. Para quem deseja aproveitar o feriadão da Semana Santa, a grande pedida é hospedar-se no Recife ou Porto de Galinhas, assistir ao espetáculo e aproveitar o restante dos dias para desfrutar as praias paradisíacas do litoral pernambucano.

Existe ainda a opção para os turistas que desejam não só assistir, mas também sonham em entrar em cena junto com os atores do espetáculo. Para essas pessoas, a Pousada da Paixão, que funciona no interior da cidade-teatro, oferece pacotes de dois dias nos quais os hóspedes assistem à peça no primeiro dia e no segundo atuam como figurantes juntamente com todo o elenco.

Para o turista estrangeiro, a Sociedade Teatral de Fazenda Nova, entidade que realiza o espetáculo, vai disponibilizar, a partir deste ano, equipamentos que permitirão ao expectador acompanhar a peça teatral ouvindo o áudio em inglês. A STFN também oferece facilidades para os deficientes visuais e auditivos. Como já aconteceu nos anos anteriores, na primeira apresentação da temporada, será oferecido serviço especial de áudio discrição que permite que deficientes visuais acompanhem a encenação. O mesmo acontece com os deficientes auditivos que têm a disposição tradutores que descrevem o texto do espetáculo Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS).

 

 

Deixe um comentário