Últimas Notícias

Paudalho é destaque na Fenearte deste ano

Foto: Fernando Elias

A equipe de coordenação e organização da Fenearte – Feira Nacional de Negócios do Artesanato divulgou hoje (27), em coletiva de imprensa na AD Diper (Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco) em Recife, a programação da 13ª edição da Feira. O evento acontecerá no Centro de Convenções, em Olinda, dos dias 06 a 15 de julho e homenageará o centenário de Luiz Gonzaga.

Com área total de 29 mil m², o Centro de Convenções acomodará 800 espaços e será divido em 30 ruas nas quais serão acomodados 3 mil expositores, onde os artesãos e artistas populares de mais de 40 países irão exibir sua arte para o público estimado em 295 mil pessoas. Além dos expositores haverá espaços culturais, praças de alimentação e eventos como desfiles, palestras e oficinas gratuitas.

Paudalho participa dos desfiles da Passarela Fenearte desde 2009 e dispõe de um expositor no evento. No ano passado, os mais de 3.000 produtos expostos foram vendidos, o que gerou renda de mais de 25 mil reais aos artesãos. Neste ano, um grupo de artesãs paudalhenses da ASCAM (Associação Sócio Cultural de Artesãos da Mangueira) que estão participando do projeto, A estruturação, montagem e acabamento do vestuário contribuindo para o desenvolvimento do artesanato da Zona da Mata Norte de Pernambuco na UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco), levarão para a Passarela da Fenearte 15 peças idealizadas, elaboradas e confeccionadas por elas.Graças ao projeto, as artesãs se sentem mais qualificadas e preparadas para encarar o desfile deste ano. O diferencial das peças confeccionadas por elas, que denominaram o grupo de TeneArt, é o trabalho com o tenerife, um tipo de renda conhecida como renda sol. Todas as peças são de modelagem simples, com tecidos leves para valorizar e evidenciar o tenerife. A coleção foi inspirada nas cores neutras do sertão, como o marrom, o bege e o pêssego, e memora os 100 anos de Gonzagão..

Na sala de produção no Departamento de Ciências Domésticas da UFRPE, a estudante do 6° período do curso de Economia Doméstica, Juliana Felinto, acompanha as artesãs no trabalho de confecção das peças. “O projeto surgiu da necessidade das artesãs de Paudalho terem uma capacitação para o trabalho artesanal feito por elas a tanto tempo, além de uma orientação para atribuir valor às peças produzidas”, comentou Juliana.

Para as artesãs, ter destaque na Fenearte é motivo de orgulho e felicidade pela conquista alcançada. “Eu sou professora aposentada e sempre tive vontade de aprender a costurar, comecei o curso sem acreditar muito que conseguiria, mas hoje estou aqui produzindo peças que serão expostas num evento grandioso, provando que eu consegui e sou capaz”, falou orgulhosa a artesã Lúcia Fátima.

A coordenadora da Passarela Fenearte, Andréa Tom, falou da parceria que o evento tem com as artesãs paudalhenses do TeneArt e revelou sua admiração pelo trabalho com o tenerife. “É sempre uma expectativa boa sobre o desfile das artesãs de Paudalho. Eu admiro muito o trabalho com o tenerife e fico muito feliz por saber que existe uma cidade que se dedica a essa renda. Estou aguardando o desfile da coleção delas que com certeza será mais aprimorada esse ano, graças ao projeto que elas estão participando”, falou entusiasmada Andréa.

Deixe um comentário