Saúde Últimas Notícias

PE ganha 1º curso técnico estadual de prótese dentária

Dados do último inquérito epidemiológico nacional, realizado em 2010, apontam que aproximadamente 80% dos adultos brasileiros precisam de reabilitação protética, enquanto 29% dos idosos necessitam de, pelo menos, uma prótese dentária. Com o objetivo de ampliar e qualificar o acesso aos serviços de prótese dentária, em Pernambuco, a Secretaria Estadual de Saúde (SES), em parceria com o Ministério da Saúde, implantou o Curso Técnico em Prótese Dentária, o primeiro oferecido no estado por uma entidade não particular, a Escola de Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE).

A aula inaugural do curso foi realizada na manhã da última sexta-feira (21/06), no auditório da Secretaria Estadual de Saúde. O evento contou com a presença do secretário de Saúde, Antonio Carlos Figueira; do secretário de Gestão do Trabalho e de Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Sales; e da secretária de Saúde de Olinda, Tereza Miranda, que representou o Conselho dos Secretários Municipais de Saúde de Pernambuco.

Com investimentos de mais de R$ 230 mil e um total de 1.200 horas/aula, o Curso Técnico em Prótese Dentária beneficiará 40 profissionais ligados ao Sistema Único de Saúde (SUS), que já atuem em um dos 20 municípios da I Gerência Regional de Saúde (Geres), com sede em Recife. Os profissionais qualificados darão suporte à expansão da oferta de prótese dentária no Estado. Só no ano de 2012, mais de R$ 5,3 milhões foram repassados para 53 municípios pernambucanos para implantação de Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias.“Hoje é um dia significativo para darmos continuidade ao pagamento de uma dívida social histórica. A realização desse curso, assim como a implantação dos Laboratórios Regionais de Prótese Dentária, é uma das ações previstas no Plano Estadual de Saúde Bucal, lançado em 2011. Desde então, já abrimos 10 novas urgências odontológicas em todo o Estado para tratar desde dores de dente a pequenos traumas decorrentes de violência e acidentes. Agora, damos mais um passo para ampliar o acesso às próteses e reabilitações dentárias”, enfatizou o secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira.

Promovido em parceria com o Ministério da Saúde, o Curso Técnico em Prótese Dentária é o segundo a ter início no País. O primeiro foi realizado no Piauí. “Nos últimos anos, tivemos uma expansão da assistência odontológica em todo o País. Mesmo assim, a falta desse tipo de atendimento durante décadas, deixou sequelas em grande parte da população. Hoje, mais de quatro milhões de brasileiros precisam de uma prótese dentária parcial e eles estão em camadas mais pobres da população. Esse é o momento de pagar essa dívida histórica”, completou o secretário de Gestão do Trabalho e de Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Sales.

Deixe um comentário