Saúde Últimas Notícias

Pernambuco celebra Semana Mundial da Amamentação

A Semana Mundial de Amamentação, comemorada anualmente, de 1º a 7 de agosto, em mais de 120 países, para incentivar esse tipo de alimentação para os bebês, tem abertura oficial em Pernambuco nesta quinta-feira (1º/08), às 8h, no auditório da Secretaria Estadual de Saúde (SES), no bairro do Bongi (Rua Dona Maria Augusta Nogueira, 519). Durante o evento, será apresentado um balanço das ações desenvolvidas em Pernambuco, entre 2012 e 2013, para fortalecer o aleitamento materno no Estado, mostrando experiências de diversas unidades de saúde, assim como o trabalho realizado pelo programa Mãe Coruja.

Na SES, às 8h30, haverá apresentação cultural com teatro de fantoches das Mães Monitoras do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (Imip). Às 9h, apresentação do balanço das ações em Pernambuco, pela gestora da Saúde da Criança e do Adolescente, Alessandra Fam. A programação continua com a entrega do selo de revalidação de Hospital Amigo da Criança ao Hospital Agamenon Magalhães (HAM). Durante intervalo, às 10h30, participantes poderão visitar os estandes instalados na SES, contemplar a exposição do Programa Mãe Coruja Pernambucana e assistir ao teatro de fantoches das voluntárias do Comitê de Aleitamento Materno do Hospital Memorial Guararapes.

Até as 12h30, acontecem as apresentações de experiências exitosas em diversas instituições, como Imip, Hospital Memorial Guararapes e Faculdade ASCES de Caruaru. Durante toda a semana, os hospitais Agamenon Magalhães, Barão de Lucena, Jesus Nazareno, em Caruaru, e Dom Malan, em Petrolina, também promovem programação para celebrar a data com exibição de filmes, caminhadas, palestras, seminários, rodas de conversa e cursos. (Veja programação completa abaixo).

Com o tema Apoio às mães que amamentam: próximo, contínuo e oportuno!, a campanha deste ano destaca a importância dos aconselhamentos realizados pelos grupos de mães, que incentivam outras mulheres a iniciarem e manterem a amamentação. “O intuito da semana é divulgar as vantagens e a importância da amamentação para a saúde da mãe e da criança. A temática deste ano é interessante e quer mostrar o quanto pode ser positivo o apoio recebido de mulheres que estão amamentando ou que já vivenciaram essa experiência. Muito importante também é o apoio dos profissionais de saúde, que deverão escutar você e ajudar a tornar a amamentação um momento ainda mais especial. Os profissionais de saúde podem identificar pessoas na comunidade que sejam capacitadas no apoio a amamentação e devem incentivar a formação de grupos de apoio a amamentação, fortalecendo essa ação. Assim a comunicação será mais eficiente”, explica a gerente de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente da SES, Alessandra Fam.

Pernambuco já promove iniciativas como o Hospital Amigo da Criança, unidade que cumpre os Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno, propostos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) – no Estado, 12 instituições são reconhecidas pelo Amigo da Criança: Hospital Agamenon Magalhães, Hospital Barão de Lucena, Hospital das Clínicas, Centro Integrado de Saúde Amauri de Medeiros (Cisam), Maternidade Bandeira Filho, Maternidade Barros Lima, Maternidade Arnaldo Marques, Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), Hospital Jesus Nazareno (Caruaru), Hospital Dom Malan (Petrolina), Hospital Santa Maria (Araripina) e Associação de Proteção a Maternidade e Infância – Apami (Vitória de Santo Antão). O Estado participa também da Rede Amamenta Brasil e recebeu certificação em nove unidades de saúde dos municípios de Jaboatão dos Guararapes, Recife e São Lourenço da Mata; e foi realizada a implantação de três Salas de Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta: Imip, Hospital Memorial Guararapes e Faculdade Asces de Caruaru.“A campanha é importante para aumentar os índices de aleitamento materno e assim reduzir a desnutrição e a mortalidade infantil, garantindo mais saúde e melhor qualidade de vida, além de informar sobre a prática e a importância do aleitamento natural e sobre os riscos das fórmulas artificiais e uso de chupetas e mamadeiras nos primeiros anos de vida”, pontua Alessandra Fam.

Banco de leite – Em todo o Estado, estão em funcionamento nove bancos de leite humano. Eles são necessários, principalmente, para abastecer o estoque de hospitais que possuem crianças em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) ou alojamento Canguru. Os bancos recebem o leite materno e fazem todos os procedimentos necessários, como testagem da qualidade e a própria pasteurização, para que o alimento seja saudável para criança. Em 2012, 6.887 mulheres fizeram doação de leite, totalizando 7,6 mil litros do alimento. Isso beneficiou cerca de 10 mil meninos e meninas, segundo os dados da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (BLH).

Os bancos de leite pernambucanos estão no Hospital Agamenon Magalhães, Hospital Barão de Lucena, Hospital das Clínicas, Centro Integrado de Saúde Amauri de Medeiros (Cisam), Maternidade Bandeira Filho, Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), Hospital D’Avila, Hospital Jesus Nazareno (Caruaru) e Hospital Dom Malan (Petrolina). Há, ainda, quatro postos de coleta de leite, localizados na Maternidade Arnaldo Marques, Maternidade Barros Lima, Uniame e Hospital Memorial Guararapes. Esses recebem o leite e encaminham para um banco a fim de fazer as análises necessárias.

PROGRAMAÇÃO

Secretaria Estadual de Saúde (SES): Na SES, às 8h30, haverá apresentação cultural com teatro de fantoches das Mães Monitoras do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (Imip). Às 9h, apresentação do balanço das ações em Pernambuco, pela gestora da Saúde da Criança e do Adolescente, Alessandra Fam. A programação continua com a entrega do selo de revalidação de Hospital Amigo da Criança ao Hospital Agamenon Magalhães (HAM). Às 10h30, durante intervalo, participantes poderão visitar os estandes instalados na SES, contemplar a exposição do Programa Mãe Coruja Pernambucana e assistir ao teatro de fantoches das voluntárias do Comitê de Aleitamento Materno do Hospital Memorial Guararapes. Até as 12h30, acontecem as apresentações de experiências exitosas em diversas instituições, como Imip, Hospital Memorial Guararapes e Faculdade ASCES de Caruaru, seguida da apresentação do Aleitamento Materno no Programa Mãe Coruja.

Hospital Agamenon Magalhães (HAM): Sob o tema “Tão bom quanto amamentar seu bebê, é ter alguém que escute você”, a unidade vai comemorar a semana com distribuição de camisas e panfletos. Durante a abertura, na sede da SES, no dia 1º de agosto (quinta-feira), montará estande com a presença de algumas mães que darão seus depoimentos e apresentação de fotos dos profissionais em aconselhamento com as mães. No dia 02/08 (sexta-feira), realiza apresentação de vídeos e contação de histórias para as mães que estão nos alojamentos. No dia 05/08 (segunda-feira) e 06/08 (terça-feira), haverá, no auditório do HAM, roda de conversa com apresentação de filmes para familiares que estão com bebês internados da UTI e UCI, assim como para gestantes. No dia 07/08 (quarta-feira), inauguram a sala de apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta, e festa com as mães da maternidade e todos os profissionais envolvidos com amamentação.

Hospital Barão de Lucena (HBL): No dia 02/08 (sexta-feira), exibe, às 9h, filme do Ministério da Saúde sobre aleitamento materno e aconselhamento para as mães do alojamento Canguru seguido de oficina de bijuterias. Às 10h, caminhada pelo Hospital, divulgando a cartilha de Aleitamento Materno para os profissionais de saúde e a sala de Apoio a Amamentação à mulher trabalhadora. Às 14h, nova turma de oficina de bijuterias com as mães da casa de apoio do HBL. No dia 05/08 (segunda-feira), atividade lúdica com as puerperais em aleitamento materno e cuidados com recém-nascido para o alojamento conjunto do 4º e 5º andar. No dia 06/08 (terça-feira), às 11h, apresentação do novo modelo da Iniciativa Hospital Amigo da Criança – IHAC com participação das residentes da saúde da mulher. No dia 07/08 (quarta-feira), às 9h30, exibição de filme com as mães da casa de apoio do HBL e às 16h participação, na Câmara Municipal do Recife, em homenagem à Semana Mundial do Aleitamento Materno.

Hospital Jesus Nazareno (Caruaru): No dia 1º de agosto (quinta-feira), a unidade participa, durante a abertura da Semana Mundial de Amamentação, na SES, de palestra, às 14h30, com a enfermeira Raquel Bezerra. Às 15h, a médica pediatra, Edla Bezerra, aborda O Papel do Banco de Leite no incentivo e apoio à amamentação. No dia 07/08 (quarta-feira), pela manhã, funcionários participam de programação elaborada pela Casa de Saúde Santa Efigênia. À tarde, participam, na Faculdade da Associação Caruaruense de Ensino Superior (Asces) no Marco Zero de Caruaru, de palestra.

Hospital Dom Malan (Petrolina): A unidade preparou cronograma especial para a Semana Mundial da Amamentação no Hospital Dom Malan em 2013. No dia 1º de agosto, o cronograma se inicia com uma palestra com a temática voltada para a história da amamentação e um curso para profissionais do HDM sobre incentivo à amamentação na unidade hospitalar. No decorrer da semana, entre os dias 2 e 7 de agosto, seguem programações direcionadas as mães que estão internadas, orientando-as sobre a importância do leite materno para alimentação do bebê, em horários variados. Além de panfletagem nos setores do hospital e continuidade dos cursos voltados para a promoção e incentivo da amamentação.

 

Deixe um comentário