A Prefeitura de Paudalho está construindo uma nova história com cidadania e participação do povo através do Projeto Paudalho Participativo. Ontem (26), foi a vez da comunidade de Guadalajara ser beneficiada com a iniciativa.
A ação ocorreu no Posto de Saúde da Família (PSF), Centro Administrativo, Escola Municipal Gilda Barbosa e em tendas às margens da BR 408. Emissão de documentos e Cartão SUS, consultas médicas, oficinas e cadastramento do Bolsa Família foram alguns dos serviços mais procurados, totalizando mais de 3 mil atendimentos.
O objetivo é integrar todas as secretarias municipais em um mesmo local e a partir da realidade da localidade oferecer alguns serviços. Nesta edição a população pode cortar o cabelo, participar de oficinas de gastronomia, peso de porta, recebeu grãos de milho e orientação nas áreas de saúde como prevenção a dengue e esquistossomose e higiene bucal, responsabilidade social, educação, assistência social, lazer, entre outros.
Aqueles que não têm oportunidade de procurar um profissional da saúde por falta de tempo ou condições financeiras aproveitam o dia para fazer exames de rotina como HGT e prevenção do câncer do colo do útero, consultas médicas, vacinação, atendimento odontológico e cliníco ou aferir a pressão.A dona de casa, Maria da Luz da Silva, 59 anos, foi uma das antendidas e decidiu fazer a oficina de material reciclável com garrafa PET. Entusiasmada, ela disse que fará da arte uma nova fonte de renda. “Eu já trabalho com a garrafa PET fazendo cortina. Sempre estou buscando aprender coisas novas e usarei o que aprendi para produzir outras peças”, comenta.
O destaque da ação foi o gabinete do prefeito Fernando Moreira. “É com imensa satisfação que realizo uma gestão democrática, na qual o paudalhense tem vez e voz. É gratificante poder escutá-los e na medida do possível atendê-los”, enfatizou o gestor que atendeu mais de 200 pessoas.
Para Fernando Moreira o Paudalho Participativo vai além da oferta de serviços básicos de qualidade. “Acredito que o projeto tem colaborado para inclusão social e o crescimento pessoal dos paudalhenses. Estamos garantindo a redução das desigualdades sociais através da cidadania e a participação popular”, ressaltou o prefeito.
Renata Correia Santana, 30 anos, participou da palestra sobre violência contra a mulher promovida pela Gerência Municipal da Política da Mulher de Paudalho. “Sou casada há 17 anos e graças a Deus tenho um bom relacionamento. Conheço mulheres que são vítimas e agora posso orientá-las a buscar ajuda nos órgãos competentes”, afirmou.
A programação também contemplou as crianças que participaram de um mini torneio de futebol, oficinas e acompanharam as exibições do cineclube. Os alunos da Escola Municipal de Chã de Capoeira assistiram pela primeira vez uma apresentação desse tipo. Vinicius Pereira, 13 anos, cursa o 4º ano e ficou entusiasmado com o curta “O povo atrás do muro”. Atento o aluno demonstrou pelo brilho nos olhos a satisfação pelo momento.
Com esse mesmo sentimento a população agradeceu a oportunidade de receber o Paudalho Participativo na comunidade. O projeto já foi realizado em Usina Mussurepe e Pirassirica, Chã Alegre, Chã da Cruz, Chã do Conselho, Rosarinho e Desterro, Bobocão e Chã de Pinheiro. E volta à Guadalajara, no próximo dia 10 de maio.