Últimas Notícias

Serra Talhada: Secretário dá início às obras da Farmácia

Foto: Reprodução

Nesta sexta-feira (08), o secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, cumpre agenda oficial no Sertão do Estado. À tarde, o executivo estará no município de Serra Talhada, onde às 16h, no Hospital Regional Professor Agamenon Magalhães (Hospam), assina a Ordem de Serviço para o início das Obras da Farmácia de Medicamentos Excepcionais do município, que atenderá toda a XI Gerência Regional de Saúde (Geres), e firma convênio com as clínicas São Vicente e Francisco Anselmo, visando a realização de procedimentos cirúrgicos de traumato-ortopedia.

Serra Talhada será o nono município pernambucano a contar com uma unidade regional da Farmácia de Pernambuco, programa estadual que fornece medicamentos de alto custo para pacientes do SUS. Atualmente, Cerca de 300 pacientes da região recebem medicamentos excepcionais pela Farmácia. Com o novo serviço, a expectativa é aumentar esse número para mais de mil usuários.

A obra, que terá duração de 90 dias, está orçada em mais de R$ 420 mil. A unidade será construída no terreno do Hospital Regional Professor Agamenon Magalhães (Hospam), com a entrada localizada na Rua Jacinto Alves de Carvalho. Ao todo, serão cinco salas, que comportarão os farmacêuticos da unidade e os funcionários de apoio. As clínicas Francisco Anselmo e São Vicente passarão a dar suporte aos procedimentos cirúrgicos de média complexidade em traumato-ortopedia do Hospam, em Serra Talhada, e do Hospital Regional Emília Câmara, em Afogados da Ingazeira. A expectativa é que as unidades realizem uma média de 150 cirurgias por mês. O suporte de retaguarda inclui toda a linha do cuidado, desde o procedimento cirúrgico, passando pelo pós-operatório até a alta hospitalar. O primeiro atendimento aos pacientes será feito no Hospam e no Emília Câmara e, após o diagnóstico, os casos eletivos de média complexidade serão encaminhados, pela Central de Regulação, para as clínicas.

“Nos últimos anos, com o aumento da frota de motos no Sertão do Pajeú, houve um substancial crescimento no número de acidentes. Com esses convênios, nós vamos resolver o problema da demanda reprimida por procedimentos traumatológicos na Região”, explica o secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira.

Deixe um comentário