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SERVIÇO: Dúvidas podem ser enviadas por meio de cartas ou Mídias Sociais

Apesar dos avanços tecnológicos e do surgimento das mídias sociais, o Ministério da Previdência Social ainda recebe centenas de cartas de cidadãos que desejam esclarecer alguma dúvida sobre benefícios ou serviços oferecidos pelo órgão. Só em 2012, foram 241 cartas. “Recebemos muitas correspondências do interior do Brasil e as dúvidas são bem simples”, afirma Ivany Belchior, coordenadora do PrevCartas.

Criado em 1994, o PrevCartas recebia um grande número de correspondências. Mas, com o avanço da tecnologia, o setor também se modernizou. “Hoje respondemos dúvidas que chegam por meio de e-mails, Twitter, Formspring, Facebook e Blog da Previdência, além das cartas”, comenta Ivany.

Segundo a coordenadora do PrevCartas, que está no setor desde sua criação, a mudança foi gradativa. “Em 1994 a internet não tinha muita força. Das cartas passamos a receber os e-mails. Em 2010, passamos a contar com Formspring e Twitter e, por fim, em 2012, com o Facebook e o Blog”, explica.Como acessar os serviços pela internet, consulta a benefícios e serviços oferecidos nas Agências da Previdência Social são algumas das dúvidas que chegam ao PrevCartas. No entanto, o setor também recebe reclamações, sugestões, denúncias e elogios. Nesses casos, os cidadãos são encaminhados para Ouvidoria Geral da Previdência Social. “As dúvidas dependem muito do assunto que está em pauta”, esclarece Ivany.

Para entrar em contato com a Previdência Social, o cidadão conta com a Central 135, a página na internet (www.previdencia.gov.br), o Blog da Previdência (blog.previdencia.gov.br/), o Facebook (www.facebook.com/ministeriodaprevidenciasocial) e o Twitter (Twitter@Previdencia).

Quem preferir se comunicar por meio de cartas, deve enviá-las ao endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco F, sala 918. CEP 70.059-900. Já os e-mails devem ser enviados para cartas-df@previdencia.gov.br.

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