Saúde Últimas Notícias

SES quer estimular salas de apoio à amamentação

A Secretaria Estadual de Saúde (SES), juntamente com o Ministério da Saúde (MS) e a Sociedade Brasileira de Pediatria, inicia o processo de estímulo a instituições públicas e privadas para promover estratégias que levem as mães a continuarem a amamentação após a volta ao trabalho. O intuito é que haja salas de apoio para a retirada do leite nas empresas. Segundo a Gerência de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente da SES, isso pode evitar a ausência de funcionárias para tratar de problemas de saúde dos filhos, pois como o leite materno possui anticorpos que previnem doenças, as crianças que mamam no peito adoecem menos.

“As mães podem continuar o processo de amamentação mesmo após acabar o período da licença-maternidade. Com as salas de apoio, elas podem fazer a retirada e a estocagem do leite. Também sabemos que, se não houver o estímulo das mamas, a mulher pode não produzir mais leite. Por isso a necessidade desses espaços”, explica a gerente de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente da SES, Alessandra Fan.Para tratar do assunto, será realizada a I Oficina para Apoio da Mulher Trabalhadora que Amamenta, nesta segunda (17/09) e terça-feira (18/09), das 8h às 17h, no Centro de Formação do Servidor de Pernambuco (Cefospe). Ao todo, 40 profissionais serão capacitados. Eles serão multiplicadores da estratégia, sensibilizando gestores, apoiando, orientando e supervisionando a implantação de salas de apoio à amamentação no território.

“A metodologia prevê rodas de conversas e atividades práticas que estimulam o diálogo e compartilhamento de experiências entre os participantes, além disso, estão previstas visitas a empresas públicas ou privadas para vivenciar a criação de ambientes de apoio, a amamentação dentro dos locais de trabalho”, comenta Alessandra.

Na terça-feira, os profissionais visitarão seis instituições que já se mostraram interessadas na iniciativa: Secretaria da mulher, Imip, Hospital Agamenom Magalhães, Hospital Barão de Lucena, Hospital das Clínicas e Provider. A SES também providenciará sua sala de apoio na sede, no Bongi.

ESPAÇO – As salas de apoio à amamentação são locais destinados à retirada e estocagem de leite materno durante a jornada de trabalho e têm por objetivo atender às mulheres que precisam esvaziar as mamas durante o expediente para oferecer o leite à criança em outro momento ou até mesmo para doação a um Banco de Leite Humano. A sala não exige uma estrutura complexa, por isso, sua implantação e manutenção são de baixo custo.

 

Deixe um comentário