Últimas Notícias

Trabalhadores Rurais realizam Salão Regional na Mata Norte

O município de Nazaré da Mata irá sediar, nesta terça-feira (17), o Salão Regional da Agricultura Familiar, Assalariados/as Rurais e Reforma Agrária Euclides Nascimento. A previsão dos organizadores é reunir cerca de mil trabalhadores rurais, de 53 municípios da Zona da Mata, além de moradores da área urbana de várias cidades da região. O evento integra as comemorações dos 50 anos da Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape).

Entre as atividades previstas para o Salão, estão um feira com produtos da agricultura familiar e artesanato, serviço de emissão de documentos para a população em geral, exposições temáticas  sobre políticas e programas direcionados para trabalhadores e trabalhadoras rurais, oficinas culturais de recreação e lazer, apresentações cultuais da região, espaço brincante para as crianças e homenagem a lideranças sindicais.

O Salão acontecerá na Escola de Aplicação, Professor Chaves, localizada à rua Professor Américo Brandão, 43 – das 10h às 16h. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Nazaré da Mata.

As Regiões do Agreste e Sertão também contarão com Salões, nos dias 18 de maio e 20 de junho, respectivamente. Já no Recife, no final do ano, acontecerá o Salão Estadual, que deverá reunir mais de 20 mil pessoas.

Fetape- Nos seus 50 anos de atuação a Fetape tem desempenhado um papel central para a ampliação da cidadania dos camponeses e camponesas e para o desenvolvimento socioeconômico de Pernambuco. A entidade contribui para uma progressiva redução de desigualdades e de injustiças vivenciadas no campo.

A sua atuação sempre foi marcada pelo empenho em defesa da cidadania dos camponeses, especialmente para assegurar o acesso à terra, a promoção de direitos, a melhoria das relações de trabalho e o aperfeiçoamento da organização sindical e política dos trabalhadores, como condições essenciais para uma vida mais digna e cidadã.

Nesse sentido, a Federação reivindica e acompanha, permanentemente, a implementação de políticas públicas de competências Municipal, Estadual e/ou Federal em todas as frentes de interesse de agricultores familiares, de assalariados rurais, assentados da reforma agrária e das populações tradicionais, como quilombolas e indígenas.

A Fetape trabalha para a ampliação da reforma agrária em Pernambuco, compreendida pela organização da democratização da terra, a importância do crédito, da assistência técnica e da melhoria da infraestrutura social e produtiva nos assentamentos.

Deixe um comentário