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Workshop ensina empreendedores a usar rede social a favor do negócio para alavancar vendas e contatos com clientes  

Com foco no Instagram, o curso acontece na manhã do sábado (16), na sede do Sebrae no Recife, para ensinar microempreendedores e pequenos negócios a melhorar a performance no ambiente digital para crescer com vendas, faturamentos e relacionamento com público
Oportunidade de vender, aumentar faturamento e interagir com clientes. Esse é um dos maiores desejos de quem começa a empreender e com as mídias digitais crescendo a largos passos, cada vez mais o empreendedor se vê obrigado a estar onde os clientes estão: no ambiente digital. Para ajudar a diminuir o abismo tecnológico, aumentar divulgação e consequentemente vendas e faturamento, a jornalista e estrategista digital, Mayra Rodrigues, abriu vagas para workshop sobre Instagram voltado especialmente para microempreendedores e pequenos negócios.   O evento acontecerá na unidade do Sebrae, na Ilha do Retiro, no Recife, das 8h30 às 13h, com investimento de R$ 330, no sábado (30.07). As inscrições podem ser realizadas pelo link www.even3.com.br/instagramparaempreendedores/ .  

Segundo o levantamento feito pelo Berkeley Institute com base no estudo da Deloitte com 100 pequenas e médias empresas (PMEs) com crescimento mais acelerado no país, 61% das que mais crescem no Brasil apostam nas vendas de produtos e serviços pelo Instagram. No entanto, 35% dessas organizações não têm sequer conta na rede social.

Para ensinar microempreendedores a desenvolverem estratégias e criações de conteúdos direcionados para o seu público, desvendarem a plataforma e assim aumentarem o faturamento pela conexão e visibilidade que a rede social proporciona, a estrategista digital lança a 3ª edição do workshop. “É uma maratona de aula prática com diversos exemplos e atividades que ajudam a desmistificar o uso do Instagram e traz a importância dessa presença digital para quem quer vender mais e alcançar novos públicos. Quando usada de maneira socialmente positiva, as redes sociais digitais, e, consequentemente, a Internet e as mídias digitais, podem ser impulsionadoras de pessoas e negócios. Estar fora do ambiente digital, é estar fora da interação social. E isso, é o mesmo que promover uma exclusão dessas pessoas, desses empreendedores. Futuramente, essa falta e ausência do digital, será também sentida e agravada, em uma sociedade que respira e vivencia tecnologia. O curso também vem para diminuir esse abismo tecnológico entre empreendedores, redes sociais e clientes”, explica a mentora Mayra Rodrigues.

Na programação, os empreendedores poderão aprender informações básicas para lidar com o Instagram, além das últimas atualizações da plataforma e como operar o perfil de forma independente. A mentora vai abordar sobre o Instagram e o mercado brasileiro, passo a passo de como montar o perfil no Instagram, como planejar conteúdos, tipos de publicações, construção de legendas, como gravar vídeos, medir resultados e ainda, como usar a atualização do Reels, ferramenta de compartilhamento de vídeos curtos.

De acordo com OpinionBox, o Brasil é o 2º país em número de usuários de Instagram, atrás só dos Estados Unidos. Durante a pandemia,  o uso aumentou também, 73% passaram a usar mais o Instagram na pandemia e 80% acreditam que o Instagram pode aproximar pessoas e empresas. Além disso, 55% já usaram o Instagram para conversar com empresas. Segundo dados do próprio Instagram, 90% das pessoas na rede seguem uma empresa, já 50% das pessoas entrevistadas pelo Instagram ficam mais interessadas em uma marca quando veem anúncios dela na plataforma.
CASES DE SUCESSO
Essa será a terceira turma do curso Instagram para Empreendedores, realizado presencialmente em janeiro de 2020 e remotamente durante a pandemia. Em dois anos, empreendedores que fizeram o curso, puderam entender sobre a rede social e passar a criar conteúdos específicos para os clientes.

“Quando eu fiz o curso eu desenvolvi um outro olhar digital para a minha empresa. Pude pensar em novas oportunidades para ampliar a comunicação do estúdio com os clientes. Em dois anos, a gente cresceu muito, fizemos campanhas de sucesso, tudo pensado e planejado conforme aprendemos no curso”, conta a diretora do estúdio Baby&Kids, que funciona em Olinda e Recife há nove anos, Flavya Brasileiro.

Outro aluno foi o adestrador e zootecnista  Ângelo Falcão, com mais de oito anos de carreira, usa o Instagram profissionalmente desde 2019, mas foi com o curso que pode aprender a lidar com a plataforma. “O curso foi um divisor de águas na minha vida. Me ajudou a compreender melhor esse mundo novo das redes sociais, fazendo com que essa dificuldade inicial com as redes sociais fossem desmistificadas e facilitadas pelo conhecimento. Isso aumentou meu faturamento, trouxe mais clientes, só por começar e manter uma estratégia digital”, compartilhou.

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