Destaques Saúde Últimas Notícias

A influência dos hormônios sexuais femininos na condição bucal

Ao longo das várias fases hormonais pelas quais as mulheres passam, muitas mudanças ocorrem no seu corpo, incluindo a boca!
Os hormônios sexuais afetam as mulheres a partir da puberdade, com pico na gravidez, e persistindo até mesmo após a menopausa.
É notório que as alterações nos níveis hormonais de “progesterona, FSH (folículo-estimulante), LH (luteinizante) estrógeno e sexuais estoroidais” influenciam na resposta que o organismo dá ao estímulo irritativo da placa bacteriana e a produção da inflamação gengival.
Durante os períodos de ovulação e pré-menstruação observa-se mais vulnerabilidade ao desenvolvimento da inflamação da gengiva e dos tecidos de sustentação do dente, bem como, o agravamento de outras condições inflamatórias preexistentes na cavidade bucal.
No período gestacional, onde também se evidenciam mudanças hormonais, é bem comum ocorrer um sangramento gengival abundante e persistente decorrente da chamada de gengivite gravídica, assim como, o surgimento de “bolinhas de carne” (granuloma gravídico) na região próxima ao dente ora causadas por um trauma, ora pela irritação provocada pelo acúmulo de placa bacteriana.
Já no período pós-menopáusico (em torno dos 40 – 50 anos) estabelece-se o tão falado climatério que é caracterizado por ondas de calor intenso, sudorese, depressão, pele seca, cabelo quebradiço, desconforto ao ter relações sexuais, alterações no paladar, sensação de boca seca (xerostomia), gengivite entre outras. Não é incomum muitas mulheres também desenvolverem, neste período, a SÍNDROME DA ARDÊNCIA BUCAL onde medidas específicas precisariam ser tomadas para controlarem/suprimirem os sintomas!
É importante frisar aqui que reconhecer as mudanças que ocorrem em cada período destes nas mulheres direciona a um tratamento preventivo e curativo mais eficaz! Médicos e dentistas devem estar atentos às influências hormonais nas alterações da condição bucal e manterem um Feedback profissional em favor do paciente!

Dra Christiana Marcelino Amorim
Especialista em Dentística/Estética Dental
CRO: 8435-P

Deixe um comentário