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Abertas inscrições para a pesquisa-ação “Plano articulado para Cultura e Educação”

O Ministério da Cultura, empenhado na formulação uma política intersetorial que articule cultura e educação, firmou uma parceria com a Casa da Arte de Educar, para a realização de uma pesquisa-ação que auxilie na formulação de princípios capazes de orientar políticas de cultura voltadas para a educação. O objetivo é envolver professores, educadores populares, artistas e outros agentes da educação e da cultura na formação de um sistema educacional que integre as experiências de Educação Formal e as de Educação não Formal, realizadas por organizações da sociedade civil, bibliotecas e museus.

O primeiro seminário da pesquisa-ação acontecerá nos dias 14 e 15 de junho, no Centro de Formação Paulo Freire, no Recife, com apoio da Secretaria de Cultura de Pernambuco, da Secretaria de Educação de Pernambuco e da Prefeitura do Recife. As inscrições para participação na pesquisa-ação do projeto “Um Plano articulado para Cultura e Educação” estão abertas até o dia 27 de maio. Os interessados podem se inscrever pelo site www.artedeeducar.org.br.Todo o material apurado no projeto, que acontecerá nas cinco regiões brasileiras, dará origem a uma publicação, dois vídeos e uma plataforma digital que promoverá a mobilização dos setores através de Fóruns Virtuais, aproximando as práticas pedagógicas e culturais. Está prevista ainda a realização de encontros que permitirão estabelecer e articular ações integradas entre cultura e educação e servirão como formação continuada para professores e agentes culturais. Além de ser aplicado na capital pernambucana, o projeto deverá acontecer ainda nas cidades de Porto Velho (RO), Campo Grande (MS), Rio de Janeiro (RJ) e Porto Alegre (RS).

Em dezembro de 2011 o Ministério da Cultura (MinC) e o Ministério da Educação (MEC) firmaram acordo de cooperação técnica com objetivo de desenvolver uma Política Nacional de Cultura para a Educação Básica, que promova o reconhecimento das artes como campo do conhecimento, e dos saberes culturais como elemento estratégico para a qualificação do processo cultural e educativo.

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