Durante a semana os agentes de endemias de Paudalho visitam as comunidades da cidade orientando os moradores e inspecionando os ambientes no combate a dengue. Mesmo com o trabalho intenso, muitas casas são encontradas fechadas. A solução encontrada para visitar e prevenir todas as casas foi reunir uma equipe de agentes para realizar um mutirão de visitas durante a manhã desse sábado (14) nas comunidades de Primavera e Belém.
A coordenadora de endemias de Paudalho, Fabiana Gomes, fala que o combate e prevenção é um trabalho que começa com os agentes, mas tem que ser continuado pelos moradores. “Se num quarteirão existem dez casas e apenas nove são visitadas porque uma estava fechada, o trabalho não foi completo. Porque basta um foco para que o mosquito da dengue se desenvolva e, isso acontecendo, prejudica a todos anulando o trabalho realizado com os outros moradores”, explicou Fabiana.A moradora Marluce Rodrigues, da comunidade de Belém, se preocupa com a saúde da sua família e sempre abre as portas de sua casa para atender os agentes. “Eles fazem um ótimo trabalho e todo mundo tem que ajudar também. Eu sempre abro a porta da minha casa porque sei da importância da prevenção e as pessoas também têm que se conscientizar, porque se o vizinho não se preocupar, minha família também pode sofrer com as consequências”, falou Marluce dando um exemplo de conscientização.
As visitas consistem em inspecionar o local, eliminando focos de dengue, e orientar as pessoas sobre como prevenir o desenvolvimento do mosquito transmissor da doença. O cuidado nessa época do ano é ainda maior devido às chuvas que formam poças e acumulam água em vários lugares das casas. Os moradores conscientes da importância do combate a dengue elogiam e agradecem o trabalho de visita dos agentes de endemias.