Economia Últimas Notícias

Agricultores de Goiana recebem títulos de propriedade

A Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária entregou neste final de semana títulos de propriedade de terra a trabalhadores rurais do Engenho Diamante, em Goiana. A ação foi comandada pelo Instituto de Terras e Reforma Agrária – Iterpe.

Desapropriado em 1994, em decorrência de débitos da antiga Usina Maravilhas com o Estado, o Engenho Diamante tem 195 hectares. Ao todo, 67 famílias foram beneficiadas com títulos, em solenidade que aconteceu no último sábado (21), na sede da Escola Rural que atende aos filhos dos agricultores em Diamante.

“É um passo importante que o governo dá no sentido de garantir a emancipação dos trabalhadores rurais. Com o título, os agricultores podem se dirigir ao Banco e solicitar o crédito agrícola, acessar os benefícios da previdência social, além de ter a segurança jurídica de suas propriedades,” declarou Getúlio Gondim, Presidente do Iterpe, durante a solenidade de entrega.Um dos mais felizes com a entrega dos títulos foi o agricultor e Presidente da Associação do Engenho Diamante, José Alfredo de Santana. Aos 46 anos, morando e trabalhando no assentamento desde a sua criação, a parcela do agricultor é uma das mais produtivas. Lá, ele produz milho, feijão, cria galinhas de capoeira, guaiamuns e ovelhas. Recentemente ele foi agraciado com o “1º. Prêmio Empreendedorismo da Agricultura Familiar”, patrocinado pelo Banco do Nordeste, sendo um dos quatro Pernambucanos agraciados com o prêmio de R$ 2 mil. No assentamento, José Alfredo mantém um restaurante popular com comidas regionais muito apreciado na região. “Vem gente de outros Estados provar nossa galinha de capoeira, nosso pirão de bode, a fava com charque, o feijão-verde”, relatou entusiasmado o agricultor.

Nesta semana, será a vez de agricultores de Ouricuri, no Sertão do Araripe, e Ingazeira, no Pajeú, receberem títulos de propriedade. As ações integram o PROGRAMA PERNAMBUCO TERRA LEGAL, um dos mais ousados em execução no Brasil, que prevê, até 2014, a regularização fundiária de 120 mil propriedades rurais em todo o Estado.

 

Deixe um comentário