Últimas Notícias

Detran- PE comemora Dia do Motociclista

Foto: Reprodução

Check Up de motocicletas, mini-palestras, distribuição de material educativo e brindes. Estas são algumas das ações que acontecerão no Dia do Motociclista, celebrado no dia 27 de julho (sexta-feira). Na data, o Departamento Estadual de Trânsito e diversas entidades e empresas das áreas pública e privada se unem e oferecerão serviços gratuitos ao segmento de duas rodas na Avenida Agamenom Magalhães, em uma estrutura especial armada no canteiro lateral vizinho ao viaduto da Avenida Norte. A ação acontece entre 9h e 16h, no sentido Olinda/ Centro.

O principal objetivo da ação é conscientizar os motociclistas sobre a importância do uso de equipamentos e da forma correta de conduta como meio de salvar vidas. “As ações do Dia do Motociclista serão educativas. Iremos aproveitar a ocasião para divulgar, por exemplo, as novas regras para motoboys”, adianta Fernanda Cordeiro, Coordenadora de educação de Trânsito do DETRAN. Integram a ação a CTTU, BPTran, Sindimoto, Comitê de Prevenção aos Acidentes de Moto (CEPAM), Secretaria de Saúde de Pernambuco(SES), Honda, Yamaha, Shineray, SEST/SENAT, Compesa e Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (ABRACICLO), entre outros.

No local, a turma do Fom-Fom irá promover distribuição de material educativo, o SEST/ SENAT promoverá mini-palestras sobre segurança no Trânsito e as concessionárias irão promover check-ups dos veículos com distribuição de brindes como troca de óleo higienização de capacetes. A Secretaria da Saúde irá realizar testes de HIV e distribuirá preservativos e as entidades irão alertar os motofretistas/ motoboys para a regularização exigida a partir do dia 04 de agosto.

Detran oferece cursos gratuitos de Pilotagem defensiva – A cada mês, o DETRAN oferece cursos gratuitos de pilotagem defensiva na Escola Pública de Trânsito, na sede da autarquia, na Iputinga. Atualmente há 70 alunos realizando o curso e, para o segundo semestre de 2012, há 185 vagas disponíveis entre os meses de agosto e novembro. As inscrições são feitas pela Internet pelo www.escoladetransito.pe.gov.br. Outras informações pelo (81) 3184.8555.Crescimento da frota é vertiginoso – nos últimos 10 anos, a frota pernambucana de motocicletas sofreu um acréscimo de 291%. O número de veículos de duas rodas saltou de 202.927 em 2002 para 794.259 em 2012. Para se ter uma ideia, a frota pernambucana como um todo registrou um acréscimo de 115% no mesmo período (1.007.613 veículos em 2002 contra 2.170.524 em 2012).

Dados/óbitos provocados por acidentes de transporte (Fonte: Secretaria Estadual de Saúde) – De janeiro a dezembro de 2011, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) notificou um total de 1.851 óbitos provocados por acidente de transportes, o que representa uma taxa de mortalidade de 20,9 óbitos por 100 mil habitantes. No mesmo período de 2010, foram notificados um total de 2.010 óbitos por acidentes de transporte, o que representa uma taxa de 22,9 óbitos por 100 mil habitantes. Comparando os dois períodos, houve uma redução de 8,6% na taxa de mortalidade.

Deixe um comentário