Destaques Últimas Notícias

Álcool e outras drogas será temática do Chapéu de Palha

O Programa Chapéu de Palha deu início a capacitação dos multiplicadores que irão trabalhar com os profissionais da Atenção Primária dos municípios neste ano. As aulas seguem até esta sexta-feira (22), no Hotel Orange, em Itamaracá, envolvendo 40 facilitadores. Para 2013, o Programa focará em ações de prevenção, combate e tratamento de álcool e outras drogas, além de saúde mental.

“Fizemos uma pesquisa com os municípios e os profissionais de saúde mostraram o interesse e a necessidade de serem capacitados nesses temas”, afirma a coordenadora do Chapéu de Palha, Silvana Monteiro. O questionamento foi feito nos 92 municípios participantes da ação, que, em 2012, tratou da saúde do homem e do idoso. Durante a semana da capacitação, no horário da noite, haverá palestras sobre violência e notificação compulsória, Lei Seca, comunidades terapêuticas e DST/Aids, para ampliar o conhecimento dos facilitadores.

DADOS – O Programa Chapéu de Palha foi criado como medida de combate aos efeitos do desemprego decorrente da entressafra da cana de açúcar e da fruticultura. Ao todo, 12 secretarias de Governo, além da Procuradoria Geral, trabalham articuladamente em diversos projetos nas áreas de educação, saúde, cidadania, habitação, infra-estrutura e meio ambiente. Só em 2012, 2,6 mil pessoas foram capacitadas para reforçar os cuidados com a saúde do idoso e do homem, principalmente por se saber que o público masculino não tem o costume de buscar os serviços regularmente, apenas quando o problema de saúde já foi agravado.

Deixe um comentário