Saúde Últimas Notícias

Termômetro dos transplantes chega ao HRA

Para sensibilizar a população sobre a importância da doação de órgãos, o Hospital Regional do Agreste (HRA) recebeu, nesta terça-feira (20), um termômetro de transplantes, um painel eletrônico que exibe a quantidade de pessoas em lista de espera por doadores e o número de transplantes por órgão realizados no mês anterior. A ação é uma parceria da Central de Transplantes de Pernambuco (CT-PE) com o Grupo Ser Educacional, mantenedor do Centro Universitário Maurício de Nassau, Faculdade Maurício de Nassau e Faculdade Joaquim Nabuco.

De acordo com a coordenadora de descentralização da CT-PE, Domany Cavalcanti, o painel eletrônico vem ao hospital com o objetivo de comemorar o número de doações de córnea do HRA, que ficou em segundo lugar no Estado, perdendo apenas para o Hospital da Restauração (HR). De janeiro a dezembro de 2012, a Central de Transplantes Macro-Regional Caruaru registrou 47 transplantes de córnea e 48 de rim, além de 160 doações de córnea e quatro de múltiplos órgãos.

O termômetro possui, ainda, a possibilidade de a pessoa interessada se declarar doador. Basta apertar um coração e ouvir a gravação que agradece o ato simbólico e orienta que a decisão seja comunicada à família. “Essa é uma maneira de mobilizar funcionários, acompanhantes de pacientes e visitantes sobre a importância da doação. É importante que essas pessoas tenham consciência desse ato que vem salvando tantas vidas”, destacou Domany.

O Termômetro dos Transplantes já passou pelo Aeroporto Internacional do Recife e pelos principais cinemas, Hospital da Restauração, Salvador Shopping, na Bahia, entre outros.

 

Deixe um comentário