Educação

Alunos de Paudalho cultivam horta escolar e aprendem a preservar o meio ambiente

Projeto Horta na Escola Municipal São Bernardo, em Paudalho, beneficia o aprendizado dos alunos e colabora na merenda escolar. Desde março está sendo cultivado coentro, pimentão, cebolinha, pepino, alface, couve e abobrinha.

A diretora Joseane Ângelo explica que mais do que um espaço voltado para a educação ambiental, a horta vem mudando os hábitos alimentares dos alunos. “Estamos incentivando o consumo de verduras no cardápio. Geralmente trituramos as hortaliças no preparo da merenda. Agora já preparamos saladas com o que plantado na horta e eles adoram”, conta.

Para a coordenadora Daniela Vieira o benefício da horta se reflete no aprendizado. “Em sala de aula trabalhamos noções de matemática, geometria, meio ambiente, produção textual, a partir do que eles aprendem durante o cultivo”, explica.

Todos os alunos do 1° ao 5º Ano do ensino fundamental e os do Projovem Rural estão engajados na ação. Eles aprendem ainda noções de preservação ambiental como o reaproveitamento de garrafas pets e copos descartáveis no plantio das sementes. A maioria dos pais são agricultores e os filhos já apresentam em casa as técnicas aprendidas na escola.A escola conta com o apoio de voluntários. Um deles é Rosivaldo Correia que já desenvolve esse trabalho a cerca de 20 anos e se diz satisfeito com a recepção e a participação dos estudantes. “O resultado é bem visível. A horta está cada dia crescendo e o projeto evoluindo. O interesse deles nos motiva a prestar esse trabalho voluntário e colaborar com a formação deles”, afirma.

Deixe um comentário