Saúde Últimas Notícias

Apevisa interdita empresas de produtos de limpeza

Em ação conjunta com a Delegacia de Proteção ao Consumidor, a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) interditou, na manhã desta quarta-feira (21), duas empresas de produtos de limpeza, que funcionavam de forma clandestina, sem licença da Apevisa e autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Ambas fabricavam produtos como desinfetantes, detergentes e produtos de higiene pessoal, como sabonetes líquido.

“Além de não ter licença dos órgãos responsáveis, a produção não atendia às boas práticas de fabricação oferecendo um risco para o consumidor, já que os produtos têm contato direto com a pele e não passaram por nenhum processo de avaliação na vigilância”, explicou o gerente da Apevisa, Jaime Brito. A ação foi deflagrada a partir de denúncias de consumidores recebidas nos dois órgãos.

Só na primeira empresa interditada, a PS dos Santos ME, localizada no bairro de Tejipió, no Recife, foram apreendidos cerca de oito mil litros de desinfetantes, amaciantes, sabonete, água sanitária, além de matéria prima para fabricação dos produtos, embalagens vazias e rotulagens. Já na empresa Incomal-Indústria e Comércio de material de Limpeza Ltda., localizada no bairro de Marcos Freire, Jaboatão dos Guararapes, foram apreendidos uma pequena quantidade de matéria prima e mais de 200 litros de álcool, que também era fabricado de forma irregular.

As duas empresas foram interditadas e os responsáveis encaminhados à delegacia do consumidor para prestar esclarecimentos. A autuação pode acarretar em advertência e multa, que pode variar de R$ 2 mil a R$ 20 milhões.

Deixe um comentário