Destaques

CAMPO LIMPO: embalagens devem ser entregue na usina Cruangi

Os produtores de cana-de-açúcar da Zona da Mata Norte farão uma campanha ambiental voltada para cuidar da natureza e para proteger os seus trabalhadores. A ação consiste na coleta e na retirada de circulação das embalagens vazias de defensivos agrícolas das propriedades rurais. O objetivo é evitar o risco de contaminação dos rios, solos e das pessoas em contato com o material descartado. Os agricultores devem entregar as embalagens na Usina Cruangi (na área da balança de pesagem), em Timbaúba, durante todo o dia da quarta-feira (3/09). Este é o terceiro ano da campanha. A iniciativa é de responsabilidade da Associação dos Fornecedores de Cana de PE (AFCP), em parceria da Agência Estadual de Defesa e Fiscalização Agropecuária (Adagro) e da Associação dos Revendedores de Produtos Agropecuários (Arpan).

A expectativa do órgão de classe sobre a participação dos agricultores das cidades produtores de cana é a de que a maioria deles atendam o chamado. “Em cada ano da campanha, o número de participantes cresce. Em 2013, foram seis caminhões lotados de embalagens vazias retiradas do campo. Este ano, esperamos superar o montante”, fala Paulo Giovanni, diretor do Departamento Técnico e Vice-presidente da AFCP. Antes levar as embalagens, os participantes devem fazer a tríplice lavagem dos recipientes e furá-los.

Os participantes receberão da Arpan um certificado de entrega das embalagens. O documento, que tem valor legal, pois é reconhecido pela Adagro, é obrigatório o produtor possuir e apresentar quando em futuras fiscalizações do Ministério do Trabalho e da própria Adagro nos seus engenhos. Tais fiscalizações visam coibir a prática do descarte irregular dos recipientes. “Além de proteger a natureza, os participantes da campanha ainda estarão evitando penalizações”, conta Giovanni.

Deixe um comentário