Últimas Notícias

Carnaval: SES capacita Mobilizadores

Mobilizadores sociais da Secretaria Estadual de Saúde (SES) participaram, na tarde desta quarta-feira (06/02), de um treinamento visando às ações de Carnaval. Durante os cinco dias de festa, 52 profissionais estarão levando informações sobre a rede estadual e os cuidados que os foliões devem ter com a saúde durante a Folia de Momo. A capacitação foi realizada no auditório da SES, no Bongi.

Para facilitar o acesso aos foliões, os mobilizadores atuarão em pontos de bloqueio da Operação Lei Seca na Região Metropolitana do Recife (RMR). Além de informações sobre temas como DST/Aids, transplantes, doação de órgãos, gripes e viroses, hidratação, uso do protetor solar e alimentação saudável, os profissionais ainda receberam um treinamento sobre técnicas de sensibilização.

Entre os ministrantes, estavam a coordenadora da Central de Transplantes de Pernambuco (CT-PE), Noemy Gomes; o coordenador do Programa Estadual de DST/Aids, François Figueiroa; o coordenador da Operação Lei Seca, Tenente-coronel André Cavalcanti; e  a assessora técnica da Diretoria de Atenção à Saúde da SES, Maria Goreti Medeiros. O superintendente de Comunicação da SES, Thiago Medeiros também repassou informações básicas para o grupo.

“Essa é a primeira vez que realizamos o trabalho de mobilização associado às blitzes da Operação Lei Seca. A ideia é aproveitar a infraestrutura já existentes nos pontos de bloqueio para atuar de forma mais eficaz junto ao folião, cobrindo as principais vias de acesso aos focos de festa. Sem contar, que, como as pessoas estarão dentro dos carros, poderão guardar e manter o material para o caso de dúvidas”, explicou o superintendente de Comunicação da SES, Thiago Nunes.

Ao todo, serão distribuídos um total de 15 mil folders e 3 mil cartazes, com informações sobre a Rede de Atenção à Saúde do Estado, incluindo endereços e especialidades das unidades, além dos serviços municipais. Pela primeira vez serão distribuídos folhetos informativos bilígues com todos os serviços de saúde que a rede oferece.

Este ano, além da distribuição de materiais, os foliões parados na Lei Seca receberão copos de água mineral, produzidos pela Compesa. Ao todo, foram fabricados 7 mil copos de 200 ml de água, que serão oferecidos gelados. A ideia é incentivar a hidratação do corpo, uma recomendação médica muito importante para enfrentar os dias de sol e forte calor.

Deixe um comentário