Uma oportunidade para compartilhar os desafios que os órgãos responsáveis pela gestão do patrimônio cultural enfrentam em cada um dos estados do Brasil. Esta é a chave do Encontro Nacional das Instituições Estaduais de Preservação do Patrimônio Cultural, que inicia nesta terça- fiera (24) e segue até a próxima sexta- feira (26), no Mar Hotel, no Recife.
“O objetivo do encontro, que também terá a participação do Iphan, será promover a troca de experiências entre os gestores do patrimônio cultural, de todos os estados brasileiros, por meio de reflexão e debate sobre os desafios enfrentados por todas as instituições que cuidam da preservação, divulgação e formação da memória, através do nosso patrimônio histórico e artistico material e imaterial”, resume o presidente da Fundarpe e um dos idealizadores do encontro, Severino Pessoa.É importante ressaltar que este é o primeiro encontro de tal natureza realizado no País, no sentido de que é idealizado e composto por instituições estaduais. Voltado para gestores dos 26 estados do Brasil mais o Distrito Federal, espera-se a presença de cerca de 60 pessoas, estando confirmada, até o presente momento, a participação de 20 estados. Minas Gerais, Bahia e Pernambuco foram os idealizadores do evento, cabendo a Pernambuco a realização. Segundo Pessoa, os gestores de cultura de Minas e Bahia foram unânimes em dizer e em propor que Pernambuco, pela magnitude da gestão cultural que tem, fosse o estado anfitrião deste primeiro encontro.
Através de um questionário respondido por todos os estados, com questões relativas a fontes e destinação de receitas, pretende-se traçar um panorama dessa realidade comum às instituições. A síntese dos questionários será apresentada na quarta-feira (25/4), e vai nortear as discussões e a construção de uma rede permanente de troca de experiências. “Alguns dos problemas são similares e é possível construir iniciativas em comum”, reforça Érika Rocha, da Diretoria de Preservação Cultural da Fundarpe.
Abre a programação, também na quarta (25) a fala do presidente do Iphan, Luiz Fernando Almeida. No final do encontro, será gerado um relatório e discutidas as perspectivas para a continuidade da rede.
Programação
Terça, 24
Noite:
18h – Credenciamento
19h – Solenidade de abertura
20h – Coquetel
Quarta, 25
Manhã:
9h – Conferência de Luiz Fernando de Almeida – presidente do IPHAN
10h30 – Debate
12h30 – Almoço
Tarde:
14h – Apresentação: “Panorama das instituições estaduais de preservação do patrimônio cultural” – Fundarpe/PE
16h – Debate
Quinta, 26
Manhã:
9h – Apresentação: “Desafios conjunturais para a preservação cultural” – IEPHA/MG
10h – Debate
12h30 – Almoço
Tarde:
14h – Apresentação: “Rede de instituições estaduais de preservação do patrimônio cultural” – IPAC/BA
15h – Plenária final