Educação

Estudantes de escolas públicas estaduais viajarão para o Canadá e EUA

Foto:Ademar Filho

Superar as expectativas, indo além dos limites pessoais e geográficos. Assim pode ser definido o programa Ganhe o Mundo, da Secretaria de Educação (SE), que oferece cursos intensivos de inglês e espanhol nas escolas públicas estaduais, além de intercâmbios para os estudantes. Nesta terça-feira (17), o secretário de Educação, Anderson Gomes, divulgou a lista dos 700 primeiros alunos que irão viajar para os Estados Unidos e o Canadá, em agosto e setembro deste ano. A relação de aprovados pode ser conferida no site da SE através do www.educacao.pe.gov.br.

Os jovens que alcançaram as melhores notas são oriundos de todas as regiões de Pernambuco, inclusive do interior, como Salgueiro, Caruaru, Vertentes, Serra Talhada, entre outros. Esse desempenho é reflexo da política de interiorização objetivada pelo Governo do Estado.

Para garantir a agilidade e efetivação da iniciativa, foi estabelecida uma parceria com a Polícia Federal para a obtenção de passaportes para os jovens. 

A viagem durará um semestre letivo e, nesse período, os jovens serão monitorados por uma equipe itinerante de apoio da SE, montada para dar maior suporte para os alunos que estarão em outro país, mas também garantir o contato constante com suas famílias no Brasil. Além disso, esse grupo também será responsável pelo bom andamento de vários âmbitos da vida do jovem no exterior, como saúde, sociabilidade, educação, alimentação, transporte e moradia.

Intercâmbio – Para concorrer a uma das bolsas no exterior, os jovens participantes das turmas do programa Ganhe o Mundo se inscreveram e passaram por seleções orais e escritas, além de entrevistas. Nesta primeira edição, cerca de 15 mil estudantes fizeram parte do intensivo, dentre os quais 3.803 passaram pela seleção que aprovou 700 jovens para viajar para o Canadá e os Estados Unidos.

 

Deixe um comentário