Últimas Notícias

Ferramenta vai integrar ações de combate à pobreza extrema em estados e municípios

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) criou uma nova ferramenta para ajudar gestores estaduais e municipais de assistência social a integrar ações e programas de combate à pobreza extrema. Batizada de Cecad (Consulta, Seleção e Extração de Informações do CadÚnico), a nova ferramenta foi apresentada a prefeitos, secretários municipais e estaduais na manhã desta quarta-feira (21), no XIV Encontro Nacional do Colegiado Nacional dos Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), em Fortaleza.

A base da Cecad é o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. A ferramenta permite que os gestores estaduais e municipais façam consultas e tabulações com os dados do cadastro e identifiquem as principais vulnerabilidades da população, a fim de subsidiar os planos de ação. Por meio da Cecad, é possível conhecer a realidade socioeconômica das famílias e ter informações sobre as características do domicílio e o acesso a serviços públicos.

Com a base de dados da Cecad, o município pode mapear as famílias de baixa renda com crianças de 0 a 6 anos e, assim, definir a implantação de creches e pré-escolas. Pode também relacionar as famílias com domicílios precários, priorizando-as em políticas de habitação ou saneamento básico. Ou, ainda, identificar adultos com baixo grau de instrução para encaminhá-los a cursos de alfabetização ou de educação de jovens e adultos.

A Cecad poderá ser acessada por meio do Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família (SIGPBF). Para garantir o sigilo das informações pessoais dos cadastrados, cada gestor poderá acessar somente as informações de sua área de abrangência.

Deixe um comentário