Destaques Economia Política Últimas Notícias

Judite Botafogo elenca desafios da gestão

Sessenta dias se passaram desde que Judite Botafogo (PSDB) assumiu o cargo máximo do poder executivo de Lagoa do Carro. O período é curto em comparação aos quatro anos de mandato que a prefeita deverá cumprir no cargo, mas foi o suficiente para dar uma mostra dos desafios a enfrentar, com ações específicas realizadas em áreas como a saúde, educação e finanças, por exemplo, e outras ainda em estudo e planejamento.

“Encontramos uma prefeitura com muitas dificuldades e uma cidade com problemas em praticamente todas as áreas”, disse Judite Botafogo. Apesar das dificuldades já evidentes na condução do governo, ela se mostra otimista e avalia que, mesmo em um período pequeno, está conseguindo implantar um novo sistema de gestão.

A tucana retorna ao comando de Lagoa do Carro e, com sua vasta experiência na política, adquirida ao longo dos anos, afirma estar ciente dos grandes desafios que terá pela frente, sobretudo nas áreas de saúde, segurança, educação e da assistência social, e já elenca os vários projetos que pretende executar, para a cidade voltar a crescer.

Analisando a situação crítica em que encontrou o município, ela afirma que foi surpreendida com dívidas da gestão anterior. Mesmo o ex-prefeito não deixando a folha do pagamento em atraso, a prefeita ressalta que precisa quitar R$ 1.708.000,00 . “O município tem ainda um débito de quase R$ 7 milhões da previdência do Lagoa PREV, referente aos quatro anos da gestão passada. Isso vai demandar um parcelamento muito alto, e o município já tem outros parcelamentos previdenciários, e isso vai dificultar as finanças”, declarou, acrescentando que esses débitos inviabilizam uma gestão mais eficiente.

Outros problemas encontrados nos primeiros dias de governo foram a frota do município sucateada, a falta de medicamentos e o bloco cirúrgico sem funcionar na Unidade Mista, além dos problemas estruturais do prédio, a exemplo de mofo e infiltrações. “O hospital da cidade há quatro anos praticamente não interna ninguém. As pessoas levam seis meses para marcar exames”, ressalta.  Priorizando a saúde, a gestora retomou o atendimento das Unidades Básicas de Saúde e a Unidade Mista. O próximo passo é reativar o bloco cirúrgico, para que o hospital amplie os serviços e volte a realizar partos.

O início do ano letivo foi adiado, por falta de condições estruturais nas escolas da rede municipal. Foi necessário fazer obras emergenciais como pinturas, retelhamento, troca de portas e vasos sanitários, entre outros. A Escola Municipal Ernesto Geisel, na comunidade da barragem, zona rural, foi reestruturada e ganhou novo mobiliário, climatização e piso de cerâmica nas oito salas, laboratório de informática, departamento infantil, além da construção de um muro no entorno da unidade. Outras duas escolas, em Pouso Alegre e na Barragem, também foram reformadas.

Cultura- Judite lamenta Lagoa do Carro ter perdido seu status na Rota Turística do Estado. “Essa foi uma conquista da nossa gestão. Agora vamos lutar para reintegrar esse status, pois temos o nosso potencial. Temos o maior museu de cachaça do mundo, a tapeçaria manual, a barragem de Lagoa do Carro e o maior polo gastronômico em Pouso Alegre, por exemplo. Temos ainda a festa da padroeira, que é o maior marco religioso, cultural e turístico da Mata Norte”, enfatiza a prefeita.

A gestora pontua ainda que a cidade precisa de atividades culturais, como grupos de dança e teatro, incentivo à música com orquestra, e lastima a suspensão de projetos que foram implementados na sua gestão. “Tudo que tínhamos construído para a juventude acabou. O departamento de música foi fechado, as aulas de artes marciais acabaram, a cultura foi completamente banida e isso aumentou a insegurança”, comenta.  Para atender a essa demanda, ela pretende reativar algumas iniciativas e implementar novos projetos. Para Judite Botafogo, “as tradições são a alma de um povo e isso não pode ser renegado. Esse resgate cultural precisa ser mantido”.

Segurança – Os índices de violência registrados no município têm preocupado a gestora, que afirma: “Lagoa do Carro, infelizmente, galgou um lugar que eu nunca imaginei. Nessa área, de Camaragibe até aqui, Lagoa do Carro é a 4ª cidade mais violenta. Nos últimos anos, a violência quadruplicou e temos que tomar providências”.

A prefeita esteve na Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, solicitando um delegado exclusivo para Lagoa do Carro e o monitoramento com câmeras de segurança em áreas de grande circulação. “Delegado dividido, é segurança fragmentada. Não podemos trabalhar pela melhoria da segurança, se hoje temos um delegado, amanhã não temos mais e, depois, ele está em outra cidade”, argumentou. Outra sugestão é a intensificação das rondas policiais, em parceria com o comando do 2º Batalhão da Polícia Militar, sediado em Nazaré da Mata.

Em contrapartida, a gestora se comprometeu em fortalecer a guarda municipal e melhorar a iluminação pública. “A minha parte já estou fazendo. Todo o centro da cidade está iluminado e vamos ampliar para as áreas rurais. Solicitamos ainda melhores condições para o trabalho do policiamento, com aquisição de viaturas e motocicletas e a ampliação do efetivo”.

Para Judite, a questão da segurança talvez seja o maior desafio. Ela defende que “é preciso criar núcleos comunitários de segurança. A ideia da gente é agregar a guarda municipal às polícias civil e militar, promover uma parceria e trazer os policiais reformados para participarem da gestão”. Confiante, Judite Botafogo ressalta que o que não lhe falta, é disposição para colocar em prática seu plano de governo, a fim de assegurar melhor qualidade de vida para a população e o desenvolvimento de Lagoa do Carro, nesta nova etapa de sua gestão.

Deixe um comentário