Saúde Últimas Notícias

Mamografia: Apevisa vai avaliar serviços

A Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) quer garantir a qualidade dos serviços de mamografia do Estado. Na tarde desta segunda-feira (22/10), representantes do órgão se reúnem com técnicos das vigilâncias sanitárias das 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres) e dos municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR) para discutir e planejar a estratégia de avaliação dos serviços oferecidos à população. O encontro terá início às 14h e será realizado no auditório da Apevisa, localizada Praça Oswaldo Cruz, na Boa Vista.

“Atualmente, a população pernambucana tem 100% de cobertura de serviços de mamografia. No entanto, ainda não temos um retrato da qualidade desse serviço. O que buscamos, é garantir que todos estejam cumprindo as exigências da Anvisa”, explica o coordenador da Apevisa, Jaime Brito.

A princípio, o objetivo é dividir o trabalho em duas etapas. Até o dia 31 de dezembro, a equipe de avaliação se reunirá com representantes de todos os serviços que oferecem mamografia para apresentar as exigências da Anvisa. Em seguida, até o dia 31 de março, serão realizadas as vistorias nos serviços, avaliando quais atendem aos requisitos.

A avaliação será feita baseada nas exigências do Programa Nacional de Qualidade em Mamografia, que possui 43 parâmetros diferentes para avaliar o serviço. Desse total, 23 parâmetros são voltados apenas para a avaliação do mamógrafo, como o registro do equipamento, o tamanho do ponto focal, o tempo de exposição do paciente e, até mesmo, a tensão do tubo.

Deixe um comentário