O Brasil é o quarto País mais desigual da América Latina, segundo relatório da ONU divulgado esta semana. Nesta quinta- feira (23), o deputado Maviael Cavalcanti, do Democratas, analisou o resultado do levantamento “Estado das cidades da América Latina e do Caribe 2012”. Segundo a pesquisa, o Brasil fica atrás apenas da Guatemala, de Honduras e da Colômbia em distribuição de renda.
Maviael questionou o Programa Bolsa Família, e afirmou que o benefício vicia ao invés de retirar a população da pobreza. Na opinião do deputado, o programa deve oferecer também qualificação profissional.
De acordo com o parlamentar, na Zona da Mata Norte, agricultores contemplados com a redistribuição de terras sobrevivem da ajuda do Governo Federal e de cestas básicas ao invés de desenvolverem a agropecuária. Maviael argumentou que falta assistência técnica para esses trabalhadores. Ele ainda lembrou que, na área urbana, famílias inteiras moram nas ruas, apesar de receberem o Bolsa Família.Já o deputado Luciano Siqueira, do PCdoB, lembrou que o Governo Lula tirou da pobreza milhões de brasileiros. O parlamentar salientou que a iniciativa tem um índice de apenas 4% de desvio de finalidade. Siqueira acrescentou que a análise feita por Maviael Cavalcanti é pertinente. Para ele, todos os deputados, independentemente de partidos, podem contribuir com ações para diminuir as desigualdades sociais