Clássicos podem ter favoritos, mas o deste domingo, por ser na Ilha do Retiro, não tem. Sport e Náutico entram em condição de equilíbrio, não por possuírem o mesmo nível, mas porque as vantagens e desvantagens de cada um dos dois lados se equivalem.
NÁUTICO: MELHOR MOMENTO- É consenso que o Náutico vem apresentando melhor futebol e, não por acaso, obtendo melhores resultados que o rival. Baseado no alto rendimento nos Aflitos, o Timbu é o décimo primeiro lugar e tem 23 pontos, nove a mais que o Sport, com 14 e no décimo nono lugar.
O Alvirrubro é mais qualificado no meio de campo e no ataque (fez 24 gols, contra 13 do adversário), e o Sport só apresenta uma estatística melhor: sofreu três gols a menos (26 x 29).
Há de se destacar que alguns jogadores vivem ótima fase, como o volante Martinez, líder da equipe, o volante Souza, que aparece com muita força no ataque, e o atacante Kieza, com um excelente aproveitamento de seis gols em oito jogos.SPORT: FATOR CASA E MELHOR RETROSPECTO– Apesar de o Sport estar em crise no Brasileirão, o fato de jogar em casa é a grande vantagem do Rubro-negro. O retrospecto contra o Náutico, na Ilha do Retiro, é amplamente favorável ao Leão. A última derrota aconteceu em março de 2004. Desde lá são 18 jogos: dez vitórias e oito empates. Isso é muito positivo em um momento em que o controle emocional é importante.
Outro ponto importante é que a equipe rubro-negra vem com técnico novo, esperança renovada e uma necessidade de vitória que pode ser convertida em ânimo, em vez de pressão. O Sport encara o Náutico de igual para igual, apostando na superação.
X DA QUESTÃO- Talvez o principal nessa análise não seja a força do Sport como mandante, nem a melhor fase alvirrubra, mas, sim, a dificuldade do Náutico como visitante. O time realizou nove jogos fora de casa no Brasileirão e perdeu sete vezes. Tem apenas uma vitória e um empate. Aproveitamento de cerca de 15%.
O Sport conquistou 33% dos pontos em casa. É muito pouco, claro, índice de rebaixamento, mas mesmo assim o Sport pontua melhor como mandante do que o Náutico como visitante.
Se o confronto fosse realizado nos Aflitos, e não na Ilha, o Náutico seria naturalmente o favorito. Mas, por conta de todos os elementos citados, o Sport deve entrar em campo em pé de igualdade.
*Com informações do Blog do Torcedor