Últimas Notícias

Paudalho é palco do Festival Pernambuco em Dança

Foto: Fernando Elias

A dança ganhou espaço no Parque Beira Rio Pio Guerra, neste final de semana. Paudalho foi palco do Festival Pernambuco em Dança, as apresentações começaram no sábado (05) e se estendeu até domingo (06). Os homenageados do Festival é André Madureira, fundador do Balé Popular do Recife, e a Mãe Fátima de Oxum, que representa as manifestações de dança de todos os terreiros do Estado.

Este ano, o evento trouxe novidades nas apresentações. Além dos tradicionais grupos de dança, entram em cena os grupos folclóricos e, em Paudalho, quem marca presença é a Tribo Caboclinhos Tupi. Esta foi a primeira vez em que o município recebeu o festival. Foram, ao todo, 21 grupos de dança que passaram pelo palco paudalhense.

Na primeira noite, 14 grupos de dança se apresentaram e o público que lotou as cadeiras e arquibancadas do local ficou encantado com o espetáculo de qualidade técnica e artística que assistiu. As cores, as luzes e as coreografias apresentadas pelos bailarinos chamaram a atenção de toda a cidade e a cada apresentação mais e mais pessoas se rendiam a da Dança pernambucana.Carnavalescos por natureza, os paudalhenses vibraram quando o Balé Popular do Recife subiu ao palco ao som do frevo com uma desenvoltura nos passos do ritmo pernambucano. Victor Philliipe chegou no comecinho do Festival e gostou do que viu. “Está tudo muito lindo, estou gostando principalmente porque mostra não só a cultura local, mas apresenta outros ritmos que não estamos habituados a ver como o balé clássico e a dança do ventre”, falou Victor.

A equipe que coordena o espetáculo tem a intenção de levar as danças já conhecidas pelo público e fazê-los apreciar outras. Fred Salin fala da inovação de acrescentar no projeto a apresentação de grupos folclóricos “mostrando o que existe de melhor na dança do nosso estado”. “Paudalho é uma cidade muito atrativa que tem um bom prefeito, um bom secretário de cultura e Cristiano que nos ajudaram bastante com todos os preparativos. O apoio que recebemos da Prefeitura foi essencial para a realização do Festival”, elogiou Fred Salim.

Na primeira noite o prefeito Fernando Moreira, o secretário de cultura João Batista e Cristiano receberam da equipe de coordenação do evento o Troféu e Diploma Construtores da Dança em Pernambuco como um reconhecimento do trabalho que é realizado no município e um agradecimento por todo o apoio recebido.

“Nós temos potencial cultural muito forte e estamos sendo reconhecidos pelo trabalho realizado desde 2009, efetivamente estamos ocupando um espaço significativo na cultura pernambucana”, falou Fernando Moreira ao receber o diploma. O secretário João Batista lembrou ainda que a homenagem recebida pertence a todos os paudalhenses que estão tendo “a oportunidade de apreciar esse belíssimo espetáculo”.  A cidade se despediu do Festival em grande estilo, com uma platéia que lotou o Parque Beira Rio, na noite de ontem.

PERNAMBUCO EM DANÇA – Idealizado em 2001 por Fred Salim o festival é um projeto que tem o incentivo da Fundação Pernambucano de Incentivo

à Cultura (Funcultura), por meio da Fundarpe e Secretária de Cultura de Pernambuco. Além da parceria com a Prefeitura de Paudalho por meio da Secretária Municipal de Cultura.

A cada ano o número de grupos inscritos aumenta. Esse ano o Festival acontece em 3 comunidades do Recife, no Teatro de Santa Isabel e no Pátio de São Pedro e em 3 municípios do interior do Estado.

 

Deixe um comentário