Ao invés dos conteúdos de português e matemática os alunos do 2º e 3º Ano Escola Municipal Genilda Barbosa de Paudalho participaram de uma aula diferente. Nesta terça- feira (06) o quadro negro e as anotações nos cadernos deram lugar a 1ª Semana de Saúde na Escola.
Com foco na prevenção da obesidade, hipertensão, importância da alimentação na criança e adolescente a ação será realizada até esta sexta-feira (09/03), em algumas unidades de ensino públicas do Município.
A iniciativa é uma parceria entre Prefeitura Municipal de Paudalho e o Governo Federal. As atividades fazem parte do Programa de Saúde na Escola (PSE) e são ministradas pelas enfermeiras, técnicos de enfermagem, nutricionistas, dentistas e a equipe do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) da cidade.
Durante o encontro foram realizadas palestras, aferição de pressão, pesagem e medição. A odontóloga do PSF de Guadalajara, Priscila Beltrão, ministrou uma palestra sobre Alimentação saudável X Saúde Bucal. Ao final foi realizado escovação e aplicação de flúor nos estudantes.
Maria Vitória, 8 anos, é aluna no 3º ano A, e ficou atenta aos cuidados com a alimentação e higiene apresentados. Ela afirma que praticava alguns hábitos que prejudicavam sua saúde, como comer doces e não escovar os dentes com frequência após as refeições. A partir da palestra ela se comprometeu a tentar por em prática o que aprendeu.
A professora do 3º Ano, Claúdia Regina, avalia como positiva a ação e comenta que os alunos precisam dessas noções de higiene e cuidados com a alimentação para que possam praticar não apenas na escola, mas também no ambiente familiar.
O diretor adjunto da Escola Municipal Genilda Martins, Marcos Antônio, observa que geralmente os alunos não trazem uma alimentação saudável como lanche. “Essa iniciativa é fundamental para que as próprias crianças sejam multiplicadoras e orientem seus pais em casa”, afirma o professor.
A Semana de Mobilização Saúde na Escola ocorre em todo país. Cerca 22 mil unidades públicas de ensino de 2.000 cidades brasileiras participam da ação. O objetivo é alertar os estudantes contra os perigos da vida sedentária aliada aos maus hábitos alimentares, entre outras temáticas. A meta é atender cinco milhões de alunos, de 5 a 19 anos.
Em Paudalho a programação iniciou nesta segunda- feira (05) no Colégio Municipal de Guadalajara. Amanhã (07) a Escola São Bernardo recebe o projeto e na próxima quinta e sexta- feira é a vez das escolas Tancredo Neves e Confederação do Equador respectivamente.