Últimas Notícias

Queda no repasse do FPM leva prefeitos a se unir e buscar soluções

Motivo de preocupação constante na tribuna da Casa Joaquim Nabuco, a diminuição do repasse de recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), em decorrência da crise mundial, foi levada ao Plenário, no pronunciamento do deputado Manoel Santos (PT). Para ele, é necessário unir esforços e “enfrentar essa realidade de forma conjunta”. O assunto repercutiu em reunião, realizada na última segunda-feira (25), com o deputado federal e presidente estadual do PT em Pernambuco, Pedro Eugênio, e os prefeitos do partido no Estado.

“Discutimos e refletimos diversos aspectos vinculados à gestão municipal. Entre as constatações, as dificuldades financeiras que enfrentam os prefeitos no início de gestão”, avaliou o parlamentar, acrescentando que o Brasil enfrenta a crise com sabedoria, porém ela “respinga e traz reflexos negativos”. “Muitos administradores eleitos herdaram realidades administrativas que levam o município ao endividamento”, observou.

Santos ainda observou que a seca que assola a Região Nordeste aumenta as adversidades. “Prefeitos não sabem mais aonde buscar água. Vemos agricultores comprando carros-pipa que custam até R$ 400,00”, informou. Ele disse que o cenário atual exigirá atenção especial da Comissão de Agricultura, Pecuária e Política Rural da Casa.

Deixe um comentário