Saúde Últimas Notícias

Regional do Agreste ganha novos leitos de enfermaria

Após seis meses, o governador Eduardo Campos e o secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, voltaram ao Hospital Regional do Agreste para entregar a segunda etapa do Plano Diretor de Obras da unidade, que contempla 35 novos leitos na enfermaria de ortopedia, um auditório e uma biblioteca.

“Estamos seguindo um planejamento que incluiu a ampliação da emergência, da UTI e do bloco cirúrgico. E já colocamos em andamento a nova etapa, que é a construção de um centro de diagnósticos. Quando estiver pronto, será referência para os municípios da Região e contará, entre outros exames, com tomografia e ultrassonografia”, explicou o secretário Antonio Carlos Figueira.

Com as 35 novas vagas, a enfermaria de ortopedia do HRA passa a contar com 70 leitos. A primeira fase da obra, que também contava com 35 leitos, foi entregue no mês de janeiro, com instalação de oxigênio, ar comprimido e toda a infraestrutura para atender e acompanhar os pacientes que chegam à unidade. Além disso, a inauguração dos novos leitos permitirá a readequação da enfermaria de oncologia da unidade. Como toda a enfermaria de ortopedia passará a funcionar no térreo do Hospital, o setor ganhará 23 leitos. Antes, eram apenas 10 vagas para internamento dos pacientes oncológicos.“Esses novos leitos possibilitam a melhoria do acolhimento dos pacientes, que terão atendimento humanizado, e ampliam nossa oferta de vagas na especialidade”, comentou o diretor da unidade, José Bezerra.

A nova enfermaria do HRA faz parte de um pacote de obras, orçado em cerca de R$ 2 milhões, que inclui uma biblioteca e um novo auditório, com capacidade para 35 pessoas, já que o anterior havia sido desativado há mais de dez anos. Os dois ambientes funcionarão próximo à entrada da unidade e vão oferecer espaços confortáveis para a realização de reuniões clínicas e solenidades.

O posto de coleta do Hemope nas dependências do HRA vai proporcionar um suporte às emergências dos hospitais da região. Um parente de um paciente interno do Regional poderá doar sangue no posto de coleta do hospital. O sangue dele servirá, também, para outros pacientes, caso haja compatibilidade”.

GRANDES INVESTIMENTOS – Desde 2011, o Hospital Regional do Agreste vem passando por uma grande reestruturação, quando ganhou uma nova emergência e dobrou o número de leitos no setor, passando de 20 para 40. A sala vermelha, que contava com 6 leitos, agora conta com 13.

Já em 2012, a unidade inaugurou dez novos leitos de UTI para adultos, passando a contar com 20 leitos. O bloco cirúrgico também foi ampliado e equipado, contando, agora, com oito salas de cirurgia; antes eram seis, e 12 leitos de recuperação pós-anestésica; antes eram apenas três. Por fim, a unidade também ampliou a área do Centro de Reabilitação Motora (Fisioterapia), que recebe pacientes egressos do HRA vítimas de traumas causados por acidentes de trânsito, além de referenciados por outras unidades.

O HRA é referência em procedimentos de média e alta complexidade para o Interior do Estado e realiza, por mês, cerca de 2,2 mil atendimentos de emergência e mais de 3 mil consultas ambulatoriais. Com 1,4 mil funcionários, sendo 207 médicos, mantêm, nas 24 horas de plantão, especialistas em traumato-ortopedia, cirurgia geral, cirurgia vascular e buco-maxilo-facial.

HEMOPE – O Hospital Regional do Agreste também passará a contar com um posto de coleta do Hemope. O espaço faz parte do Plano Estratégico da instituição, que prevê a construção de postos de coleta nas seis grandes emergências do Estado. Até o momento, uma unidade já está em funcionamento no Hospital da Restauração.

“O posto de coleta do Hemope nas dependências do HRA vai proporcionar um suporte às emergências dos hospitais da região. Um parente de um paciente interno do Regional poderá doar sangue no posto de coleta do hospital. O sangue dele servirá, também, para outros pacientes, caso haja compatibilidade”, completou Bezerra.

 

 

Deixe um comentário