Saúde

Agamenon Magalhães precisa de doação de leite

O banco de leite do Hospital Agamenon Magalhães (HAM) está com o estoque em baixa. O insumo é essencial para os bebês internados na UTI, na UCI e no alojamento Canguru da unidade, que convoca as mães que produzem leite em excesso para doar ao local. “Por dia, precisamos de uma média de 6 litros desse alimento, que é o melhor para o desenvolvimento saudável das crianças. Hoje, temos apenas 24, o suficiente para 4 dias”, afirma a coordenadora do Banco de Leite do HAM, Dulcinete Pinheiro.
Segundo a coordenadora, qualquer mulher saudável e que tenha essa produção em excesso pode entrar em contato com o HAM para doar. “Esse é um ato essencial para manter nossos bebês saudáveis, já que o leite possui anticorpos e fatores de proteção contra doenças que ajudam no crescimento dos bebês prematuros e os de baixo peso”, explica.
As mães interessadas podem ligar para o número (81) 3184.1690 para fazer o agendamento da doação e ter toda a orientação sobre o processo e os cuidados de higiene. Uma equipe do HAM vai até a casa da doadora levar os potes para coleta, se necessário, e para buscar o alimento, caso a residência seja na Região Metropolitana do Recife (RMR). Para fazer a retirada do leite, a indicação é que a mãe use um lenço para proteger a boca e a cabeça, além de higienizar as mãos antes de iniciar o processo. O produto deve ser armazenado em potes de vidro com tampa de plástico, como os de maionese ou café.
“Basta levar uma panela com água ao fogo e quando começar a ferver, colocar os potes. Eles devem ser retirados de 15 a 20 minutos depois. O papel que vem na parte interna da tampa também precisa ser retirado antes de todo o processo”, avisa Dulcinete. No vidro esterilizado, o leite ordenhado pode ser armazenado no freezer para que dure até 15 dias. A coordenadora do Banco de Leite ainda lembra que doações de potes também são aceitas.
Além do Agamenon Magalhães, há bancos de leite no Hospital Barão de Lucena, Hospital das Clínicas, Centro Integrado de Saúde Amauri de Medeiros (Cisam), Maternidade Bandeira Filho, Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), Hospital D’Avila, Hospital Jesus Nazareno (Caruaru) e Hospital Dom Malan (Petrolina). Há, ainda, quatro postos de coleta de leite, localizados na Maternidade Arnaldo Marques, Maternidade Barros Lima, Uniame e Hospital Memorial Guararapes. Esses recebem o leite e encaminham para um banco a fim de fazer as análises necessárias.

Deixe um comentário