Últimas Notícias

Barragens de Paudalho recebem peixamento hoje

Foto: Fernando Elias

Mais de 80 mil alevinos (filhotes de peixes) da espécie tambaqui foram colocados, nesta quinta- feira (17) nas Barragens de Goitá e Orá em Paudalho. A atividade é coordenada pela Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco (SARA). Os filhotes são provenientes da base da Psicultura Santa Clara, na cidade de Propriá, Sergipe.

O chefe da Unidade de Pesca da SARA, Roberto Maurício, explica que em sete meses os peixes alcançarão 2kg. “O tambaqui é um peixe de crescimento rápido, excelente sabor e que vai se adaptar facilmente a localidade. Outra grande vantagem é que ele se alimenta de toda a matéria orgânica disponível dentro da água”, destaca.

O secretário de Desenvolvimento Rural de Paudalho, Orestes Lustosa, ficou satisfeito com a parceria com a SARA.  “Esperávamos 60 mil alevinos e fomos surpreendidos com o acréscimo de mais 20 mil. Espero que esse trabalho continue”, diz.  Até o final da tarde a secretaria distribuirá cinco mil filhotes de peixes com os agricultores que possuem tanques escavados em casa.

FOTO: Fernando Elias

Na Barragem do Goitá o peixamento foi realizado na Colônia de Pescadores e Agricultores Z 34. Os alevinos foram distribuídos nos Engenhos Velho I e II, do Sítio e Concórdia.  A pesca local serve para consumo da própria comunidade e como atividade geradora de renda.

O presidente da colônia, José Tavares, aprovou a ação e explica que os pescadores tem o cuidado de pescar apenas os peixes adequados para o consumo. No entorno já existem as espécies tambaqui, tilápia, carpa, tucunaré e traíra. O engenheiro de pesca Roberto Maurício se disponibilizou a realizar cursos para a colônia de pescadores. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural organizará a atividade.

 

Deixe um comentário