Educação

Escolas Técnicas selecionam estudantes na modalidade subsequente

Foto: Ademar Filho

Os candidatos inscritos para a seleção das Escolas Técnicas Estaduais (ETEs) fizeram provas no domingo (05). Foram abertas 2.250 vagas na modalidade subsequente (para quem já concluiu o ensino médio). Cada prova teve 20 questões de múltipla escolha, nas disciplinas de português e matemática, e foram respondidas em até 4h. Mais de 10 mil candidatos fizeram suas inscrições.

Os portões dos locais de provas foram fechados às 13h30 em todo o Estado. Quem chegava à Escola Técnica Estadual Agamenon Magalhães, mais conhecida como Etepam, na Encruzilhada, não escondia a ansiedade. “Estudei para fazer uma boa prova. Estou preparada, mas não tem como não ficar com aquele frio na barriga”, falou  Hanna Melo, 19 anos, que fez a inscrição para o curso de design de interiores.

Eliude Maria do Nascimento, 22 anos, estava nervosa. “Quando a gente deseja conquistar um objetivo e se esforça para alcançar não tem como não ficar ansiosa e um pouco apreensiva. Espero que tudo ocorra bem e que a prova seja um obstáculo alcançado”, desabafou ela que, hoje, já trabalha e fez inscrição no curso de Manutenção e Suporte de Informática.Estão sendo oferecidos 22 cursos nas 14 escolas ETEs. São eles: comércio, redes de computadores, hospedagem, logística, enfermagem, informática, administração, vestuário, informática para internet, administração, meio ambiente, manutenção e suporte em informática, agropecuária, mecânica, mecatrônica, química, edificações, design de interiores, interpretação e tradução em libras, segurança do trabalho, saúde bucal e análises clinicas.

Luciene Pulça, gerente geral de Educação Profissional, disse que um dos cursos mais procurados no estado é o de enfermagem, na área de Saúde. “Para se ter uma ideia, oferecemos 225 vagas, mas 1.566 candidatos fizeram a inscrição e estão disputando uma das vagas. Outro bastante procurado foi de edificações. Estão disponíveis 90 vagas, porém  mais de mil pessoas fizeram suas inscrições”, pontuou.

A lista com o nome dos aprovados na primeira classificação será disponibilizada até o dia 10 de agosto. Após a divulgação, o aluno deverá comparecer à escola técnica em que foi aprovado para fazer a matrícula, das 8h às 12h e das 14h às 18h, entre os dias 13 e 14 do mesmo mês. Na ocasião, deverá apresentar comprovante do ensino médio, certidão de nascimento e ou casamento, identidade, CPF, quatro fotos 3×4. As aulas estão previstas para iniciar no dia 20 do próximo mês.

Deixe um comentário