Saúde

Lei estadual alerta para importância de vacinação de adultos

A partir deste ano, Pernambuco passou a contar com a Semana de Vacinação de Adultos, com a entrada em vigor de lei instituindo o evento no calendário estadual. A data escolhida para início da semana é cinco de agosto, quando também se comemora o Dia Nacional da Saúde. A intenção da norma é estimular a promoção de debates e palestras sobre a importância da prevenção de diversas doenças. A lei foi baseada em projeto do deputado Pastor Cleiton Collins, do PP.

Na justificativa da matéria, o parlamentar destaca que a vacinação pode conduzir a população a uma vida mais saudável. Ele salienta que o gasto com imunização contra doenças é muito inferior ao investimento em tratamentos médicos. Pastor Cleiton Collins também acredita que a medida ameniza problemas comuns à área da saúde, como a falta de hospitais e as filas de espera por atendimento.

A proposta do deputado recebeu substitutivo da Comissão de Justiça. O colegiado procurou alterar minimamente o projeto original, apenas para adaptá-lo às normas constitucionais. De acordo com o Ministério da Saúde, a partir dos 20 anos, quatro vacinas devem ser tomadas pelos adultos. A tríplice viral, que protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola, a vacina dupla adulto contra a difteria e o tétano, além das doses contra a febre amarela e a hepatite B.

Deixe um comentário