Educação

Mutirão leva consultas gratuitas e óculos para mais de 1,6 mil estudantes e professores de Caruaru

Cred.Alyne PinheiroMais de 1.600 estudantes, professores e servidores administrativos de oito escolas estaduais de Caruaru, no agreste pernambucano, vão receber consultas oftalmológicas gratuitas como parte de um mutirão do Programa Boa Visão. A ação acontece desta terça-feira (27) a 30 de maio na Unidade Pernambucana de Atendimento Especializado (UPAE) Ministro Fernando Lyra.

Com dez consultórios, o mutirão terá capacidade para realizar 400 consultas por dia. Vinte médicos da Fundação Altino Ventura (FAV) vão atender os alunos e servidores. Serão 1.438 consultas de alunos e 220 para professores e administrativos. No local, também vai funcionar uma fábrica de óculos, que serão entregues nos casos em que for constatada a necessidade de correção oftalmológica. Todos os aparelhos serão doados pela organização não-governamental Onesight.

Os óculos serão entregues nas próprias escolas. Serão beneficiadas as escolas estaduais Guararapes, Nicanor Souto Maior, Professor Vicente Monteiro, Dom Vital, e as escolas de referência em ensino médio Professor Lisboa, Arnaldo Assunção, Padre Zacarias, e Maria Auxiliadora Liberato. Um segundo mutirão está sendo pensado para o segundo semestre.

 

BOA VISÃO – O Programa Boa Visão foi implantado em 2012 pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) em parceria com a Secretaria de Educação e Esportes do Estado (SEE) e o Laboratório Farmacêutico de Pernambuco (Lafepe). Tem como objetivo melhorar o aproveitamento dos docentes e o rendimento escolar, reduzindo as taxas de abandono e de repetência a partir da identificação de problemas visuais relacionados à refração, e da assistência em atendimentos especializados nos casos que necessitem de intervenções de média e alta complexidade em oftalmologia.

Em 2012, o Boa Visão realizou 20.585 consultas e entregou 7.740 óculos para estudantes, professores e servidores administrativos de 282 escolas. Em 2013, foram 24.542 consultas e 11.532 entregas de óculos em 259 unidades. Até maio de 2014, outras 5.006 consultas já foram realizadas, com a entrega de 2.724 equipamentos oculares em 67 escolas.

Deixe um comentário