Destaques

Pesqueira e Nazaré da Mata realizam ações alinhadas ao Pernambuco contra o Crack

Os municípios de Pesqueira (Agreste) e Nazaré da Mata (Mata Norte) farão, nesta sexta-feira (16), ações de enfrentamento ao tráfico e consumo de drogas, com o apoio do projeto Pernambuco contra o Crack, do Ministério Público de Pernambuco (MPPE). Em Pesqueira, será realizada uma caminhada com as redes municipal, estadual e privada de ensino, a partir das 8h, no bairro do Prado. Já em Nazaré da Mata, será realizada uma gincana escolar com as redes estadual e municipal, também às 8h, na quadra poliesportiva do colégio Damas.

A caminhada organizada pela promotora de Justiça Jeanne Bezerra Oliveira, inicia seu trajeto na av. F. Pessoas de Queiroz e segue, em direção ao centro da cidade, até a Praça Dom José Lopes. São esperados cerca de 1 mil alunos de toda a rede de ensino da cidade. Ao final do evento, a ONG Ação Social Esperança e Vida (Asevi) – que atende a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade ― irá falar sobre a campanha contra as drogas no município.

“Os professores e gestores das escolas já estão trabalhando o tema das drogas em suas salas de aula. Por isso a caminhada ficou como o marco inicial para a população se engajar no projeto. Também se faz necessário consolidar a adesão dos jovens ao trabalho de prevenção que está sendo feito, pois sem a participação deles não haverá resultados”, explica a iniciativa Jeanne Bezerra. No mesmo dia, em Pesqueira, também haverá uma ação de cidadania, promovida pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania do município e apoiada pelo MPPE.

Em Nazaré da Mata, o projeto Pernambuco contra o crack realiza seu segundo evento. A gincana escolar, articulada pela promotora de Justiça Maria José de Holanda, terá a participação das escolas públicas do município. Os estudantes ganhadores da disputa receberão uma capacitação para se tornarem agentes multiplicadores no combate às drogas. À tarde, a partir das 14h, será realizado, no colégio Dom Mota, um Fórum com o Comitê Antidrogas de Nazaré da Mata, com o objetivo de criar medidas para implementação do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas.

Para a promotora de Justiça Maria José de Holanda, é preciso atuar em diversas frentes, já que o uso da droga é um problema social, de saúde pública e até cultural. “Necessitamos de articulação com o estado, induzir a Administração Pública a determinadas políticas no combate às drogas. E em contrapartida, envolver a comunidade com trabalhos preventivos através de eventos culturais, de modo que o jovem exerça sua cidadania, evitando que sejam seduzidos pela droga.”

 

Fonte: MPPE

Deixe um comentário