Saúde

SES capacita cirurgiões dentistas das urgências

Foto: Reprodução

Desde o ano passado, Pernambuco ganhou sete serviços de urgência odontológica 24 horas. Eles funcionam nos hospitais regionais de Palmares, Limoeiro e Serra Talhada, além das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Olinda, Paulista, Engenho Velho e Curado. Por dia, são, em média, 350 atendimentos para tratar de dores de dente, problemas periodontais (gengiva), alterações na mucosa da cavidade oral, dores nas articulações bucais. Para otimizar esse trabalho, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) capacitará 150 cirurgiões dentistas, dentro da estratégia da educação continuada.

Neste primeiro momento, 75 cirurgiões dentistas serão orientados quanto à conduta nos serviços. A capacitação será nesta segunda-feira (28/05), durante todo o dia, no Hotel Canarius, em Boa Viagem. A segunda turma será no dia 20 de junho, com mais 75 profissionais.

“É necessária a capacitação continuada para os profissionais que atuam nas urgências odontológicas para um maior domínio ou entendimento dos aspectos em torno das urgências, com a intenção de ampliar os elementos tanto de diagnóstico, tratamento e de terapêutica, e principalmente no que se refere à importância do uso racional de antibióticos”, afirma a técnica da Coordenação de Saúde Bucal da SES, Rosalice Burégio.PLANO – As urgências odontológicas estão dentro do Plano Estadual de Saúde Bucal, que prevê, ainda, laboratórios para concessão de próteses dentárias, distribuição de kits de saúde bucal e fluoretação da água. Anualmente, cerca de R$ 18 milhões serão utilizados para efetivar todas as ações.

Deixe um comentário