Saúde

HIV/Aids: Regional de Palmares combaterá transmissão vertical

Foto: Reprodução

A partir deste mês, o Hospital Regional Silvio Magalhães, em Palmares, fará testes rápidos de HIV nas parturientes que derem autorização para o procedimento. O objetivo é diagnosticar se a gestante tem ou não o vírus. Em caso positivo, a mãe será medicada e, após o parto, a criança também. Se o procedimento não for feito durante o trabalho de parto ou no próprio parto, as chances da criança ser contaminada pelo HIV é de 25%. Com a aplicação dos medicamentos, cai para 8%.

Nesta quinta (26/04) e sexta-feira (27/04), a equipe do Programa Estadual de DST/Aids capacitará médicos e enfermeiros da unidade para que eles estejam aptos para realizar os procedimentos, a partir do Protocolo de Prevenção da Transmissão Vertical (de mãe para filho). “Os testes rápidos serão ofertados a 100% das parturientes que chegarem ao hospital. Mas é preciso da autorização para que seja feito o exame”, afirma a técnica do Programa, Débora Delicato, que lembra já ter implantado o protocolo no Hospital Santa Rosa, também em Palmares.

Segundo Débora, o ideal é que as mulheres façam dois testes rápidos durante a gravidez, um no primeiro trimestre e outro no último. Diagnosticado o vírus HIV, é preciso iniciar o tratamento. Quando a medicação é feita durante o pré-natal, além da hora do parto, reduz-se para 1% o índice de contaminação.“Também é aconselhável que as mães com HIV/Aids não amamentem. As chances de transmissão, nesses casos, é de 7% a 22% por mamada”, explica Débora Delicato. No Hospital Regional de Palmares, serão entregues leites do tipo infantil para substituição.

DADOS – Hoje, em Pernambuco, há 99 maternidades cadastradas no Programa de Prevenção da Transmissão Vertical do HIV e Síflis. As unidades estão distribuídas em 78 municípios. Em 2011, em Pernambuco confirmou 20 casos de transmissão vertical.  De 1983 até 2011, foram diagnosticados 16.419 casos de Aids, sendo 10.834 homens e 5.585 mulheres. Em 2011, foram 782 casos, contra 1.266 do ano anterior.

Deixe um comentário