Esportes

PE terá Centro de Comando e Controle Integrado para a Copa do Mundo

Deixar Pernambuco preparado para dar uma contrarresposta ágil e eficiente a qualquer imprevisto ou crise na área de segurança pública. Este é o objetivo do Centro de Comando e Controle Integrado (CCCI), que será construído na Cidade da Copa, em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife. Existente desde 2009, mas ampliado a pedido do governador Eduardo Campos visando à Copa do Mundo em Pernambuco, o projeto terá as obras iniciadas em outubro deste ano e concluídas em maio de 2013. Os detalhes foram apresentados nesta terça-feira (8) no auditório da Secretaria de Defesa Social do Estado (SDS).

O Centro de Comando e Controle Integrado terá uma área construída de mais de 12 mil m² e vai congregar serviços referentes à segurança pública, como atividades de planejamento, comunicação, controle de viaturas, processo de capacitação e videomonitoramento. Para esta última função, serão instalados 100 monitores de 46 polegadas cada, constituindo um dos maiores painéis existentes na América do Sul. Orçado em R$ 98 milhões e com recursos já garantidos pelo Governo do Estado, o CCCI vai abrigar todos os serviços de emergência que estão à disposição da população e são oferecidos por um total de 29 órgãos, entre eles a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), o Corpo de Bombeiros, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e a empresa de meteorologia Climatempo.

O secretário extraordinário da Copa 2014 em Pernambuco, Ricardo Leitão, ressaltou a importância desse novo centro para o Estado durante a competição da FIFA no Brasil. “A segurança tem um papel fundamental, pois não faremos uma boa Copa sem garantir aos torcedores daqui e de fora condições de segurança. Boa parte da imagem que passaremos para o resto do Brasil e para o exterior depende da questão de segurança. Mas a disposição de todos é para que esse trabalho seja feito da melhor forma possível. Teremos uma equipe de segurança suficiente para atender todas as demandas que surgirem, principalmente porque haverá uma integração entre as forças responsáveis pela segurança pública”, afirmou.

De acordo com o secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, o CCCI será um legado significativo para Pernambuco em termos de segurança pública no Estado. “Será uma espécie de gabinete de gerenciamento de crise que vai funcionar 24h. Então, esse centro representa um grande legado que a Copa vai nos deixar, pois, em qualquer crise no Estado de Pernambuco, vamos trabalhar de forma coordenada com vários órgãos federais e estaduais. Nossos profissionais de segurança já precisavam de um equipamento desse porte”, ressaltou. Na ocasião, o secretário enfatizou ainda que os profissionais de segurança em Pernambuco já estão sendo treinados desde 2010 para a Copa do Mundo e que alguns deles estão, atualmente, participando de três cursos em Brasília: um ministrado pelo FBI (a polícia federal dos Estados Unidos), outro pela Embaixada Americana e um terceiro pelo Governo Federal. “Vamos fazer o possível para que tenhamos em Pernambuco a Copa mais segura do Brasil.”, garantiu.

 

Deixe um comentário