Economia

Postos devem oferecer diesel menos poluente em janeiro

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Postos de combustíveis deverão garantir, a partir deste mês, a oferta de um tipo de diesel com baixo teor de enxofre – S50 – aos veículos da fase P-7 (pesados) do Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores  (Proconve). A Agência Nacional do Petróleo (ANP) publicou, no mês passado, uma resolução com critérios que definem quais revendas precisam se adequar à lei para garantir o abastecimento nacional com o diesel menos poluente.

Segundo a norma, estão na lista os postos que tenham número de bicos de abastecedores de diesel superior à quantidade de bombas abastecedoras de combustíveis do Ciclo Otto – gasolina e etanol. Mas a determinação é válida apenas aos estabelecimentos que tenham, no mínimo, dois bicos abastecedores de óleo diesel, interligados a mais de um tanque de armazenamento.

A resolução determina que os postos garantam condições operacionais para viabilizar a comercialização do combustível – de acordo com a ANP, quase quatro mil postos no país se encaixam nos padrões e terão que se adaptar. A agência também pode exigir a venda em municípios que não ofereçam o diesel menos poluente. Nesse caso, será concedido o prazo de 60 dias para a adequação dos estabelecimentos à norma.

Substituição

Atualmente, os tipos de óleo diesel comercializados no território nacional são diferenciados basicamente pelos teores máximos de enxofre: S50 (50 ppm de enxofre), S500 (500 ppm de enxofre) e S1800 (1800 ppm de enxofre). Desde maio de 2009, as regiões metropolitanas de Recife, Fortaleza e Belém comercializam o óleo diesel S50.

No período de 2009 a 2011, o diesel S500 foi substituído pelo S50 nas frotas de ônibus urbanos das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba e Salvador. De acordo com a ANP, o óleo diesel S1800 (antigo óleo diesel interior) deve ser completamente eliminado do segmento rodoviário até final de 2013.​

* Com informações da Agência CNT de Notícias

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