Economia

Qualidade de crédito do consumidor aumenta no 1º trimestre, diz Serasa

Foto: Reprodução

A qualidade de crédito do consumidor no primeiro trimestre apresentou avanço, de acordo com a Serasa Experian, divulgado nesta sexta-feira (20). O indicador, que avalia a qualidade de crédito em uma escala de 0 a 100, subiu para 80,4 pontos. Segundo a pesquisa, foi o maior valor desde o primeiro trimestre de 2010 – quanto maior o valor do indicador, melhor a qualidade de crédito, ou seja, menor é a probabilidade de inadimplência em 12 meses.

Para os economistas da Serasa, o recuo da inflação, dos juros, as baixas taxas de desemprego e o crescimento mais moderado do endividamento contribuem para diminuição do risco de inadimplência dos consumidores.

A região Sudeste apresentou alta de 80,6 para 80,8 ; a Sul, de 84,9 para 85,3 e na Centro-Oeste, de 79,1 para 79,5. No Norte e no Nordeste, a qualidade de crédito do consumidor permaneceu estável em 76,0 e em 78,4, respectivamente, na passagem do quarto trimestre de 2011 para o primeiro trimestre de 2012.

Na análise regional, verifica-se que as regiões Sul e Sudeste são as únicas a se situarem acima da média nacional (80,4) em termos de qualidade de crédito dos seus consumidores, registrando as marcas de 85,3 e 80,8, respectivamente. Em seguida, vem a região Centro-Oeste, com 79,5, e a região Nordeste, com 78,4. E, por fim, aparece a região Norte, com 76,0.

Todas as camadas de renda mantiveram estáveis ou evoluíram suas qualidades de crédito durante o primeiro trimestre de 2012, com exceção dos consumidores que ganham entre R$ 5.000 e R$ 10.000 mensais, que apresentaram ligeiro recuo de 92,0 para 91,9 na sua qualidade de crédito. A maior alta (0,4%) ficou por conta dos consumidores que ganham acima de R$ 10.000 mensais, cujo indicador de qualidade de crédito passou de 93,8 para 94,1.

 

*Com informações do G1 Economia

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