Saúde

Ministro da Saúde visita áreas atingidas no Paraná

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, acompanha nesta terça-feira (17) a presidenta da República, Dilma Rousseff, em visita às áreas atingidas por enchentes no Paraná, para verificar a necessidade de intensificar as ações de auxilio aos desabrigados. Para atender às vítimas das enchentes, o Ministério da Saúde, por meio da Força Nacional do SUS (FN-SUS), enviou para o Estado 50 mil frascos de hipoclorito – utilizado na purificação de água – que já estão em deslocamento por via terrestre e devem ser distribuídos na próxima segunda-feira (23) ao governo estadual. Após o sobrevoo as áreas alagadas, a comitiva descerá na cidade de União da Vitória, uma das mais atingidas, por conta da cheia do Rio Iguaçu.

Ao todo, 153 municípios do estado do Paraná foram afetados com as fortes chuvas. Desses, 147 decretaram situação de emergência. Segundo informações da Defesa Civil do estado, 773,5 mil pessoas foram afetadas, entre desabrigados, desalojados ou mesmo aquelas que ficaram sem fornecimento de energia elétrica, água ou comunicação.

O Ministério da Saúde se colocou à disposição do estado para contribuir com o socorro prestado à população, enviando kits com medicamentos e insumos e apoio de profissionais da Força Nacional do SUS. Contudo, até o momento, a situação tem sido conduzida pelo governo estadual, juntamente com os municípios e não há situações de desassistência. Diariamente, a situação de saúde e capacidade de atendimento da rede hospitalar é monitorada, juntamente com os gestores estadual e municipal.

“Estamos preparados para agir em diferentes situações com equipes treinadas e de prontidão, além de disponibilizar materiais de emergência, logística e veículos oferecer assistência à população brasileira nas áreas afetadas por esses desastres”, informou o ministro da Saúde, Arthur Chioro.

RIO GRANDE DO NORTE – O Ministério da Saúde também vai contribuir para a assistência à população de Natal (RN) atingida, desde a semana passada, por fortes chuvas. Diante da situação de calamidade pública decretada na última segunda-feira (16) pela prefeitura potiguar, o Ministério enviou kit composto por medicamentos e insumos com capacidade para atender cerca de 1,5 mil pessoas ao mês. O kit pesa 240 kg e contém 48 itens, sendo 30 tipos de medicamentos e 18 insumos para primeiros-socorros, incluindo antibióticos, anti-inflamatórios e ataduras. O material já foi entregue no município nesta terça-feira (17).

Força Nacional do SUS – Criada em novembro de 2011, a Força Nacional do SUS atua no atendimento às vítimas de desastres naturais, calamidades públicas ou situações de risco epidemiológico e eventos de massa, quando superada a capacidade de resposta do estado ou município. Atualmente, a FN-SUS conta com 12.869 voluntários distribuídos em todo o país.

A Força Nacional possui equipes assistenciais para resposta às emergências em saúde pública e apoio à gestão em eventos de massa. Desde sua criação, a Força participou de 23 missões, sendo 11 de desastres naturais, sete de apoio à gestão local nas diversas situações, quatro de desassistência e uma relacionada a tragédias.

Para solicitar o apoio da FN-SUS, o município ou o estado deve decretar situação de emergência, calamidade ou desassistência.

Deixe um comentário